Começou oficialmente nesta sexta-feira, 6 de março, em Ribeirão Preto, o troca-troca de partidos para os pré-candidatos a prefeito e a vereador nas eleições municipais de 4 de outubro. A maioria das mudanças tem como objetivo possibilitar ao político ingressar em uma legenda capaz de viabilizar sua reeleição. Isso acontece porque, com o fim das coligações proporcionais, várias siglas não devem conseguir o quociente eleitoral para fazer uma cadeira na Câmara da cidade.
Entre os vereadores, as primeiras mudanças serão oficializadas ainda nesta semana. Gláucia Berenice, atualmente no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), migrará para o Democratas. Nesta sexta-feira (6), o DEM fará uma cerimônia na sede de seu Diretório Municipal. Além da parlamentar, outros pré-candidatos assinarão suas fichas de filiação à legenda.
Entre os novos filiados, um deles foi candidato a prefeito de Ribeirão Preto em 2016 e a suplente de vereadora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Paula Perin. Na eleição de 2016, ela obteve 1.372 votos. Já no sábado (7), durante encontro do PSDB, o vereador Maurício Vila Abranches, atualmente no PTB, vai pousar no ninho tucano.
Ele concorreu em seis eleições consecutivas para o cargo de vereador em Ribeirão Preto, sendo suplente em 2008 e 2012. Em 2016, foi eleito com 3.283 votos. Levantamento feito pelo Tribuna revela que pelo menos mais nove parlamentares da Câmara devem mudar de legenda antes da próxima eleição municipal.
De acordo com o levantamento, também devem mudar de partido os vereadores Marco Antônio Di Bonifácio, (Rede), Paulinho Pereira (Cidadania), Jean Corauci (PDT), Marcos Papa (Rede), Adauto Marmita (PL), Luis França (PDT), Paulo Modas (PROS), Rodrigo Simões (PDT) e Waldyr Villela (PSD).
A legenda que receberá mais parlamentares deve ser o PSDB do prefeito Duarte Nogueira Júnior, com três, seguido pelo Podemos, com dois, e pelo Movimento da Democracia Brasileira (MDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Democratas com um parlamentar cada.
PTB tem novo comando
O Partido Trabalhista Brasileiro em Ribeirão Preto tem novo comando desde esta quinta-feira, 5 de março, com a publicação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da nominata com os doze integrantes da Comissão Provisória da legenda na cidade. Presidida por Ismael Colosi, atual diretor de projetos da Secretaria Municipal de Turismo, o partido fará parte do bloco de apoio do prefeito.
Duarte Nogueira é potencial pré-candidato à reeleição. O PTB lançará chapa completa para vereadores nas próximas eleições. Para tentar eleger ao menos um vereador neste ano, o partido adotou a estratégia de não aceitar ninguém que já exerça o cargo ou que tenha ocupado uma cadeira no Legislativo. A idéia, segundo Colosi, é dar chances iguais para todos os candidatos e motivá-los a correr atrás de mais votos. “Assim teremos chances de atingir o quociente eleitoral e eleger um de nossos candidatos”, afirma.