O que uma startup precisa para crescer? Como escalar uma startup? Esses e outros questionamentos serão respondidos nesta sexta-feira, 6 de março, a partir das oito horas e até as 18h30, durante o StartupON, edição Ribeirão Preto. O evento gratuito é promovido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em parceria com o Movimento Empreende Ribeirão (Mover) e apoio do Supera Parque de Inovação e Tecnologia – local em que o evento será realizado.
O evento tem o objetivo de fortalecer as startups e suas comunidades, compartilhar experiências e formar redes de relacionamento. “A ABStartups tem o objetivo de auxiliar os empreendedores a resolverem dificuldades que encontram no dia a dia na condução do seu negócio. Algumas dessas necessidades são, por exemplo, a falta de conteúdo de qualidade, de interação com outros empreendedores e de troca de experiências”, explica Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque.
Fred Fernandes, representante do Mover, enfatiza que o ecossistema de inovação e startups de Ribeirão Preto tem conquistado cada vez mais espaço no cenário nacional, e a escolha da cidade para abrigar o próximo StartupON é o reconhecimento da relevância que a comunidade representa. “Esse evento é uma excelente oportunidade de fortalecer o networking entre os empreendedores e os diversos players do ecossistema, o que é de fundamental importância ao crescimento e fortalecimento de suas startups”, diz.
Durante todo o dia, serão realizadas palestras com fundadores de startups, contando suas experiências reais, e rodadas de mentorias com especialistas em diversas áreas, possibilitando aos empreendedores tirarem dúvidas, reavaliarem suas estratégias de negócios e trocar muita informação. A ação reúne palestras com Rafael Kevin (ConstruConnect), falando sobre como tirar uma ideia do papel; Isadora Azzalin (ABStartups), sobre como a associação pode ajudar sua startup hoje; e Carlos Schmiedel (Predify), sobre erros e acertos.
O evento conta, ainda, com a participação de empreendedores ligados ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, representantes do ecossistema empreendedor da região, que abordam temas como engajamento, internacionalização e patentes. Pela primeira vez em Ribeirão Preto, o StartupOn é itinerante e já passou por cidades como Aracaju, Curitiba, Fortaleza, Macapá, totalizando 34 edições realizadas, 536 horas de mentorias e mais de 4,2 mil participantes.
Com entrada gratuita, o StartupOn é aberto para potenciais empreendedores, representantes de startups, estudantes e interessados em empreendedorismo e inovação. As inscrições e a programação completa (sujeita à mudanças) estão disponíveis na plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com. br/startupon-ribeirao-preto–2020__788428.
Supera Parque – Edição 2019
Em 2019, o Supera Parque, em parceria com o Inova Ribeirão e parceiros, divulgou o primeiro mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto. O estudo revelou 181 startups ativas, a maioria atuante nas áreas de Tecnologia da Informação e em saúde. O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto abriga 74 empresas, sendo 62 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e doze empreendimentos no Centro de Negócios.
Gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre Universidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (Piso), além do Supera Centro de Negócios.
ABStartups
Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) é uma entidade sem fins lucrativos, que possui mais de 12 mil startups em sua base de dados e tem como missão promover o ecossistema brasileiro de startups nacionalmente e internacionalmente, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras.