Tribuna Ribeirão
Cultura

Osesp fará concerto no Theatro Pedro II

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior anunciou na manhã desta quarta-feira, 4 de março, a visita ilustre da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) a Ribeirão Pre­to, no próximo dia 26, para uma apresentação no Theatro Pedro II. O espetáculo valoriza ainda mais a temporada 2020, especialmente preparada pela prefeitura e pela Fundação Dom Pedro II para comemo­rar os 90 anos de fundação do teatro, inaugurado em 8 de ou­tubro de 1930.

Assim como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), em 2020 a Osesp vai homenagear os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven (1770-1827). “Esse ano é especial, vai haver uma curadoria preparando todo um conjunto de eventos. Te­mos aqui no Theatro Pedro II a sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, uma das maio­res e melhores do Brasil, e rece­beremos convidados especiais no dia 26, a Orquestra Sinfô­nica do Estado de São Paulo. Todos os ribeirão-pretanos e visitantes estarão convidados”, diz o chefe do Executivo.

“De corações – ainda uma vez! – aos corações”, escreveu Lu­dwig van Beethoven no manus­crito do Kyrie que abre sua “Missa Solemnis em ré maior” (1823). A obra cumprirá sua vocação mais uma vez nos concertos que serão realizados entre esta quinta-feira (5) e sábado (7), na Sala São Paulo, dando início à temporada 2020 da Osesp e também às celebra­ções dos 250 anos do gênio de Bonn, Alemanha.

As apresentações marcam ainda a chegada de Thierry Fischer como o novo dire­tor musical e regente titular da Osesp. O maestro divide o palco com a orquestra, Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp e os solistas Susanne Bernhard (soprano), Kisma­ra Pezzati (mezzo soprano), Atalla Ayan (tenor) e Michael Nagy (barítono).

A “Missa Solemnis” é tida, por consenso, como uma das maiores – para alguns, a maior – de todas as obras de Beetho­ven. Combinando harmonias arrojadas com uma recriação muito própria da polifonia antiga, a Missa é um exemplo consumado da fase tardia do compositor. Seu impacto afeti­vo soa único, também.

Sem falar na dimensão hu­manista e filosófica: ali, “o Ho­mem, não Deus, está no centro da obra”, como escreveu Jorge de Almeida em seu ensaio para a Revista Osesp 2020. O concerto de hoje será transmitido ao vivo pela internet, a partir das 20h15, por meio das plataformas digitais da Osesp – Facebook e YouTube – e também no canal Arte 1.

Descubra a Orquestra
Estão abertas as inscrições para os professores da rede es­tadual de São Paulo do ensino fundamental e médio para o programa de formação musi­cal chamado Descubra a Or­questra, da Osesp. O processo seletivo ocorre a cada semestre e nesta edição serão oferecidas 200 vagas.

O resultado será divulga­do até o dia 12, às 18 horas. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 6 de março, no site www.osesp.art.br. Os professores contemplados vão participar de uma formação que ocorrerá em três módulos presenciais, com aulas aos sá­bados das oito às 16 horas.

Os cursos começam ainda neste mês de março e termi­nam em junho. Os seleciona­dos poderão ainda levar um grupo de até 90 alunos para as­sistir um concerto e participar de uma visita monitorada na Sala São Paulo. Para participar o docente não precisa neces­sariamente ter conhecimento musical. O objetivo é que a partir da formação ele estenda o conteúdo para a sala de aula.

O programa é aberto a pro­fessores das redes municipal, particular, além de instituições beneficentes com alunos cur­sando a partir do 1º ano do en­sino fundamental. O Descubra a Orquestra foi fundado em 2001. Nos últimos nove anos, cerca de 5.800 professores e 533 mil alunos da rede estadual de São Paulo foram atendidos.

Postagens relacionadas

Concerto de Natal no Theatro Pedro II

Redação 1

Cinema

William Teodoro

Juventude tem Concerto apresenta compositores russos e ucranianos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com