Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Programa prevê 30% a mais de área verde

JF PIMENTA/ ARQUIVO

Ribeirão Preto passa a con­tar a partir desta quarta-feira, 4 de março, com o programa “Ri­beirão -3ºC”, uma iniciativa do vereador Marcos Papa (Rede), presidente da Comissão Per­manente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara. Na prática, a proposta prevê o au­mento da área verde da cidade em 30% até 2030 e, assim, redu­zir temperatura local em até 3 graus centígrados.

O Plano de Ação do Progra­ma, bem como sua gestão, será realizado pela sociedade civil, por meio de um grupo técnico do Fó­rum Permanente de Inovações Ur­banas e Sustentabilidade de Ribei­rão Preto. O evento de lançamento reunirá autoridades e especialistas e contará com palestra “Clima ur­bano e saúde: soluções baseadas na natureza”, que será ministrada pela geógrafa Magda Lombardo.

Ela é pesquisadora colabo­radora do Instituto de Estudos Avançados (IEA), doutora e professora do Departamento de Recursos Florestais da Esco­la Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) – vinculada à Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba.

Segundo Papa, para con­seguir tornar a área urbana de Ribeirão Preto 30% verde até 2030, a cidade terá de reunir indústrias, empresas, organi­zações não governamentais (ONGs), governo municipal, universidades e cidadãos e fornecer as ferramentas, re­des e recursos necessários para alcançar o objetivo de forma compartilhada.

O lançamento do programa será das 18h30 às 20h45, no au­ditório do Centro Cultural Pala­ce, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quaretirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento oferecerá cer­tificado de participação.

No ano passado, Ribeirão Preto ficou na 21ª colocação no ranking ambiental das 645 cidades de São Paulo. Segundo o levantamento do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Estado da Infra­estrutura e do Meio Ambiente, a cidade somou 76.82 pontos, o que a fez subir 20 posições. Contudo ainda existem indica­dores ambientais baixos, como a gestão da água (67ª colocação), qualidade do ar (36ª) e arboriza­ção urbana (22ª).

O lançamento do Programa será das 18h30 às 20h45, no au­ditório do Centro Cultural Pala­ce – localizado na Rua Duque de Caxias n° 322. Gratuito e aberto ao público, o evento oferecerá certificado de participação.

Postagens relacionadas

Financiamentos de veículos novos e usados cresceram 14,8% em agosto

Redação 2

Vereadores aprovam projeto de pesquisa

Redação 1

Câmara apura atraso em obra do Bom Prato

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com