Tribuna Ribeirão
Economia

Inadimplência – Dívidas afetam 6,1 milhões de empresas

ARQUIVO/AG.BR.

Mais de 6,1 milhões de em­presas atrasaram suas obriga­ções financeiras em dezembro de 2019. Para a Serasa Expe­rian, autora do levantamento que aponta para este número, trata-se de uma quebra de re­corde para toda a série da pes­quisa, iniciada em 2016.

Comparado com dezembro de 2018 (cerca de 5,6 milhões de inadimplentes) trata-se de um avanço de 9,5%. Cada em­presa tem em média nove dívi­das. Quando comparado com novembro do ano passado (seis milhões), o crescimento foi de 1,6%, de acordo com a Serasa. A maior parte das dívidas ven­cidas e não pagas, algo como 78%, ocorreu em instituições fora do setor financeiro.

O economista da Serasa Ex­perian, Luiz Rabi, explica que isso se deve ao aumento do cré­dito mercantil. “A redução dos juros ainda não foi totalmente refletida no sistema financei­ro, o que acaba prejudicando principalmente as pequenas empresas”, diz ele.

Isso, continua, faz com que eles busquem melhores alter­nativas, como os acordos entre empresas, para acessar o crédi­to. “Porém, com o crescimento econômico abaixo do espera­do, este grupo de empreendi­mentos não consegue honrar os compromissos e engrossa a lista de devedores negativados”, afirma Rabi.

Setores
O maior volume de em­presas inadimplentes em 2019 concentrou-se no setor de ser­viços (50,2%), que teve ainda a maior variação de representati­vidade entre um ano e outro, de 1,3 ponto percentual. Em de­zembro de 2018, o número era de 48,9%. Já o comércio teve queda de 1,3 ponto porcentual no mesmo período analisado, indo de 41,7% no último mês de 2018 para 40,4% em de­zembro de 2019. A indústria se manteve estável no período.

Regiões
A região Sul continuou registrando a maior variação no último mês do ano, 15,5%, seguida pelo Centro-Oeste (10,4%). No Sudeste a varia­ção foi de 8,7% – representam 54,8% dos devedores. Todas as regiões apresentaram cres­cimento da inadimplência empresarial entre dezembro de 2018 e 2019.

Postagens relacionadas

INSS investe em digitalização e fim de cargos políticos para combater fraude

Redação 1

Gasolina acumula alta de 45,7% nas refinarias desde fevereiro

Redação 1

Gás natural vai ficar mais barato

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com