Nesta segunda-feira, 2 de março, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) interditou parcialmente duas faixas da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, na Zona Norte, entre a rua Rio Grande do Sul e a travessa Alcântara, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefem) Alpheu Gasparini, para os serviços de drenagem que estão sendo executados nos dois sentidos da via.
Com investimento de R$ 39,74 milhões, a prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a implantação dos corredores de ônibus dos eixos avenida Dom Pedro I e avenida Saudade-rua São Paulo. Com 5,53 e 5,28 quilômetros de extensão, respectivamente, a Zona Norte terá os maiores canais de tráfego da cidade, beneficiando cerca de dois milhões e meio de usuários do transporte coletivo urbano.
Assim que o serviço for concluído neste trecho, a interdição será estendida até o cruzamento da avenida com a rua Pará. A Transerp orienta os condutores para que reduzam a velocidade e redobrem a atenção a fim de se evitar acidentes de trânsito, principalmente em dias chuvosos.
As obras também fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade e contemplam a implantação de ciclovias nas avenidas Luiz Galvão Cezar, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni, totalizando 2,92 quilômetros de extensão. As obras na avenida Saudade estão em fase inicial. Serão duas frentes trabalhando simultaneamente, com prazo de execução de doze meses.
O corredor de ônibus da Dom Pedro I será implantado da avenida Fábio Barreto até a praça Amin Calil, avenida Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar até a rotatória Alceu Paiva Arantes. Já o da avenida Saudade será da Mogiana com a avenida Brasil (praça Antônio Lopes Balau), Brasil, Saudade até a avenida Doutor Francisco Junqueira, pegando um trecho da rua Fernão Sales entre a avenida Saudade e a rua São Paulo, além da rua São Paulo entre a rua Fernão Sales e a avenida Francisco Junqueira.
Ribeirão Mobilidade
Os corredores de ônibus da Dom Pedro I e da Saudade fazem parte dos onze que serão implantados em Ribeirão Preto, totalizando 56 quilômetros, e das obras viárias previstas no Programa Ribeirão Mobilidade. Já foram iniciadas as obras na avenida do Café – são 3,23 quilômetros de extensão, beneficiando 116.709 usuários do transporte coletivo urbano, e a obra está sendo executada pela DGB Engenharia por R$ 14.865.789,59 – e as demais estão em fase de finalização do projeto executivo para serem licitadas ainda este ano.
A Secretaria de Obras Públicas já concluiu dez obras do Programa Ribeirão Mobilidade, como as três pontes da avenida Francisco Junqueira e sete frentes de recapeamento asfáltico. Nove adequações estão em execução, uma aguarda assinatura da ordem de serviço para ser iniciada, enquanto outra está em processo licitatório e, as demais, em fase de elaboração do projeto executivo.
Os 56 quilômetros de corredores de ônibus proporcionarão maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.