As últimas eleições vêm sendo diferente em vários aspectos: aporte financeiro, criação, utilização de velhos espaços como rádio e TV e de novos, como as plataformas digitais. Cada pleito uma nova história. E neste ano não será diferente. Para o publicitário ribeirão-pretano e especialista em eleições, Roy Edward, 36 anos, que trabalha em campanhas eleitorais e presta serviços para governos desde 2002, as mídias sociais terão papel decisivo neste ano.
“Vejo que as mídias sociais estão tendo um papel decisivo na eleição, muitos candidatos não entenderam isso ainda e quem tiver esse planejamento antes terá uma certa vantagem na hora da votação”, aponta Roy.
Segundo ele as principais diferenças notadas nas campanhas eleitorais é a busca do eleitor por informações. “O envolvimento da população, antes o voto era dado com pouca consciência e muito emocional, hoje uma parcela dos eleitores busca mais informações de quem é seu candidato, o que fez ou o que faz, como é sua vida pessoal, etc., mas ainda é uma fatia pequena do eleitorado, ainda temos muito que evoluir”, completa.
15 anos de carreira
Em 15 anos de carreira em produções publicitárias, Roy Edward passou por diversas produtoras e várias campanhas eleitorais, desde municipais, até a governo do estado e Senado Federal, além de campanhas fora do país.
Ao comparar as dificuldades de realizar trabalhos nas disputas aos cargos executivos com os do legislativos, Roy aponta que o primeiro requer mais atenção. “Campanha para o Executivo é sempre mais complicado, são muitas possibilidades de estratégia para uma única vaga. A atenção sobre todos os candidatos é maior. Qualquer erro pode custar todo o projeto do candidato”, diz.
Ele também comenta os trabalhos de disputa ao Governo do Estado e ao Senado. “Campanhas assim é sempre um grande desafio, a meta é levar nossa comunicação para toda a população. Toda a estrutura tem que ser repensada para mostrar as necessidades e/ou benefícios que o estado tem, muitos estados sofrem com a falta de estrutura (internet, rádio e TV) o que dificulta e aumenta o custo da campanha, por isso temos que ter mais recursos financeiros e pessoas”.
Trabalhar fora do país -, Roy participou de uma campanha em El Salvador em 2010-, mostrou a ele uma cultura diferente em processo eleitoral. “A essência é a mesma, mas a cultura é totalmente diferente. Levou a um esforço muito maior para entender a real necessidade daquele lugar e o que nossa estratégia poderia fazer de diferente para o nosso cliente ser eleito, e sim, saímos vitoriosos. Foi uma experiência única”.
Roy é diretor da Next Produção, produtora que nasceu em Ribeirão Preto em 2010, e desde então vem crescendo e se tornando uma referência na área do marketing político e publicitário. “Nossa expertise na comunicação de diferentes setores, nos ajudou a construir uma história repleta de conquistas e grandes resultados para os nossos clientes. Para nós, filmar vai além de seguir um roteiro”.
A empresa trabalha em criação de comerciais para TV, vídeos institucionais, documentários, videoclipes, filmes, animações, vinhetas, efeitos visuais, finalizados para as mais diversas mídias. “O objetivo maior da Next é oferecer filmes criativos, unindo tecnologia e principalmente talento”, finaliza.
Sustos: terremotos e terrorista no hotel
Roy Edward comenta alguns imprevistos que aconteceram durante as jornadas de trabalho. Entre eles, um terremoto e a presença de um terrorista no mesmo andar que estava hospedado.
O terremoto foi em 2010 em El Salvador. “Estávamos editando um filme, tudo caminhava tranquilamente, quando começou um terremoto de 6.2, durou 12 longos segundos (rs) graças a Deus a região em que estávamos não sofreu nenhum problema mais grave, porém o entorno de El Salvador foi muito castigado”.
“Outro fato curioso foi em 2014, quando um terrorista entrou no hotel que estávamos hospedados em Brasília. O mesmo subiu até o décimo terceiro andar do hotel Saint Peter com o mensageiro feito de refém, disse que escolheu essa andar por que era o número do PT e adivinha qual andar que estávamos hospedados? Eu estava saindo do banho quando o sujeito abriu a porta do meu quarto e mandou recolher todos os meus pertences e sair rápido dali. Todo o perímetro do hotel foi isolado e depois de algumas horas de negociações o “terrorista” se entregou. As armas e bombas era falsas. Ninguém se feriu”.
Campanhas e trabalhos realizados
2002/2003 – Produção de vídeos para Prefeitura de Ribeirão Preto
2004 – Campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto (Gilberto Maggione – PT)
2006 – Campanha para presidente (Cristovam Buarque – PTB – Fabrika Filmes
2008 – Primeiro turno, campanha para prefeitura de Ribeirão Preto – João Gandini (Integrou a coordenação de marketing com o jornalista e publicitário Renato Faleiros – Polis Propaganda – João Santana)
2008 – Segundo turno, campanha para Prefeitura de São Paulo – Marta Suplicy (editor e finalizador de programas – Polis Propaganda – João Santana)
2010 – Campanha para Governador de Goiás – Marconi Perillo – PSDB. Coordenador e diretor. Marqueteiro Adriano Gueres. 2010 – Editor e finalizador de programas para o Governo de El Salvador junto com a equipe da Polis Propaganda – João Santana.
2011/2012 – Produção e direção de vídeos para Prefeitura de Ribeirão Preto
2012 – Campanha para Prefeitura de Ribeirão Preto – João Gandini – PT. Integrou a coordenação de marketing do publicitário Renato Faleiros. 2013/2014 – Produção e direção de vídeos para Prefeitura de Ribeirão Preto.
2014 – Campanha para governador do Distrito Federal – José Roberto Arruda (PR). Coordenador e Diretor – Marqueteiro Renato Faleiros
2016 – Coordenou o marketing da campanha de Ricardo Silva – PDT à prefeitura de Ribeirão Preto. 2017 – Produção de vídeos para o PMDB-SP.
2018 – Coordenou junto com o Marqueteiro Renato Faleiros a campanha de Izalci Lucas para o Senado.