A secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, representando o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), empossou na noite de quarta-feira, 19 de fevereiro, os novos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto (Conppac) para o triênio 2020-2022. A solenidade de posse, realizada no Salão Mármore do Centro Cultural Palace, equipamento cultural da Secretaria Municipal da Cultura, reuniu autoridades, como a superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Mônica da Costa Noccioli, e o secretário municipal de Turismo, Edmilson Carlos Domingues, e representantes do poder público e da sociedade civil.
O Conppac, de caráter consultivo e deliberativo, é parte integrante do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (lei 2.799/2016) e vinculado à Secretaria Municipal da Cultura. O conselho é composto por 21 cadeiras, divididas de forma tripartite, com representantes do poder público, da sociedade civil indicada e da sociedade civil eletiva. A posse também foi dada ao Corpo Técnico de Apoio do Conppac (CTA), formado por representantes do poder público que produzem laudos técnicos para instruir processos e projetos encaminhados ao referido conselho.
Para Pessotti, é preciso valorizar o Conppac como um dos mais importantes conselhos da cidade, por lutar pela preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico e, também, da história e lugares de memória de Ribeirão Preto.
“Empossar o Conppac, em pleno 2020, para um mandato até 2022, é de extrema importância, não só pelos fazeres e deliberações consolidadas sobre processos, mas também por esta formação do conselho perpassar a atual gestão municipal e a seguinte”, enfatizou Isabella Pessotti.