Dados atualizados na última segunda-feira, 17 de fevereiro, apontam que 30.771 mil ribeirão-pretanos baixaram o aplicativo “Hora Marcada”, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em seus smartphones e estão fazendo uso de suas facilidades para agendar consultas na rede do município.
O levantamento indica ainda que, neste período, foram marcados 22.619 agendamentos de consultas e realizados 4.998 cancelamentos de consultas via aplicativo, além de 1.241 reagendamentos nas unidades de saúde da cidade. Em 2020, até o momento, já foram 6.525 agendamentos via app e 8.392 adesões.
“Com as vagas abertas disponíveis que podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar, não há mais aquela expectativa da população de abertura de agendas, episódios que formavam filas intermináveis em volta de unidades de saúde. Agora, o usuário pode consultar marcar e desmarcar uma consulta a qualquer momento, basta ir acompanhando, monitorando o app e verificar quando surgem às vagas”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.
O “passo a passo” para baixar o app pode ser consultado em http://horamarcada. saude.sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de perguntas frequentes para orientar a população. Com o “Hora Marcada” é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialidades e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS.
A plataforma também pode ser utilizada por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma UBS de vínculo. A instalação do “Hora Marcada” é simples e rápida: após baixá-lo no celular, basta preencher informações básicas, como número do cartão SUS e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
“Saúde Digital”
A mais recente atualização feita pela Secretaria Municipal da Saúde, divulgada nesta terça-feira (18), mostra que a utilização do aplicativo “Saúde Digital” está cada vez mais difundida entre os usuários da rede municipal de saúde de Ribeirão Preto. Levantamento feito pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp) aponta que, desde que foi colocado à disposição da população, em 2017, já foram feitos 257.095 acessos à tecnologia via aplicativo, pelos celulares de ribeirão-pretanos, e 11.571 instalações do app.
Na semana do dia 8 de fevereiro foram registrados 6.607 acessos, e no mês de janeiro, foram contabilizados 23.245 acessos à tecnologia, sendo 438 via site e 22.807 pelo app. O aplicativo “Saúde Digital” permite ao usuário pesquisar data, horário e local de consultas médicas, acompanhar faltas, agenda de vacinação, verificar a disponibilidade do resultado de exames, estoque de medicamentos e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do cartão nacional de saúde e do Hygia. Inseridos no sistema, o usuário digita seu e-mail para receber uma senha. Para começar a receber as notificações, o usuário precisa “atualizar o cadastro”, tanto no site quanto no aplicativo.