Estão abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para o concurso de bolsas da USP Filarmônica, voltado a alunos regularmente matriculados na Universidade de São Paulo (USP). São 30 vagas para músicos e uma de arquivista, com valor de R$ 700 mensais, para a temporada 2020 da orquestra. A inscrição deve ser feita na Sala de Concertos da Tulha, das nove horas ao meio-dia e das duas às cinco da tarde, nos dias estabelecidos.
Os testes serão realizados no mesmo local, entre os dias 2 e 3 de março. As vagas serão preenchidas segundo avaliação de desempenho individual técnico e artístico, e equilíbrio instrumental, com objetivo de atender o repertório das apresentações da agenda de 2020, previamente definida pela Direção Artística da USP Filarmônica.
Informações sobre repertório para seleção, instrumentos e pré-requisitos estão no edital disponível no site da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), responsável pelo Departamento de Música https:// www.ffclrp.usp.br/noticias/ integra.php?id=3919. A Sala de Concertos da Tulha fica na rua Olivier Toni s/nº, no campus da USP de Ribeirão Preto. Mais informações no telefone (16) 3315-3136.
A USP Filarmônica surgiu em 2011 e hoje tem 30 músicos, segundo o site oficial da orquestra. O maestro titular é Rubens Russomanno Ricciardi, e o assistente é José Gustavo Julião de Camargo – ambos estão na direção artística. Ao lado do repertório contemporâneo do século XXI, também trabalha com clássicos da literatura universal, sempre num contraponto entre tradição e inovação, apresentando compositores tanto de outros países como brasileiros, desde o período colonial até o contemporâneo.
Apresenta repertórios antigos e modernos, clássicos e experimentais, regionais e universais. É uma orquestra jovem acadêmica que cumpre as atividades fim da USP de ensino e pesquisa atreladas à extensão, integrando poíesis (composição), práxis (interpretação-execução) e theoria (pesquisa) em música.
A USP Filarmônica tem duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segundos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos. É formada por alunos do DM-FFCLRP, que promove séries mensais de concertos no Theatro Pedro II, em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II, e com a prefeitura de São Carlos, no Teatro Municipal.