Começaram na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, as obras de construção da ponte que vai ligar os Campos Elíseos, na Zona Norte, ao Centro de Ribeirão Preto e à Vila Tibério, na Zona Oeste da cidade. A intervenção, uma das etapas do Programa Ribeirão Mobilidade, está sendo realizada na confluência da rua Pompeu de Camargo com a avenida Fábio Barreto.
Para a realização do serviço, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) interditou duas das três faixas da Fábio Barreto, entre a rua Castro Alves e a avenida Jerônimo Gonçalves. As pistas vão ficar fechadas para o tráfego de veículos por tempo indeterminado, até a conclusão da ponte sobre o ribeirão Preto. Ontem houve lentidão nos horários de pico na região da rotatória Amin Calil.
A Transerp orienta os condutores a optarem por rotas alternativas. Quem precisa acessar a região central através da Amim Calil deve virar à direita na rua Castro Alves, à direita na rua Joaquim Nabuco e, em seguida, à esquerda na rua Gonçalves Dias até chegar na rua Martinico Prado para depois seguir até a avenida Jerônimo Gonçalves.
A Transerp orienta os condutores que reduzam a velocidade e redobrem a atenção para evitar acidentes de trânsito, principalmente em dias de chuva. A empresa Hejos Construções Civis será a responsável pela construção da ponte sobre o ribeirão Preto, entre a avenida Fábio Barreto e a rua Pompeu de Camargo, na divisa dos Campos Elíseos com a Vila Tibério e o Centro. Com investimento de aproximadamente R$ 2,99 milhões, o prazo de execução do projeto é de oito meses.
A economia alcançada com o projeto licitatório foi de 19,20% aos cofres públicos frente ao valor estimado inicialmente, de R$ 3,7 milhões. A obra permitirá a ligação da avenida Doutor Francisco Junqueira e do bairro Campos Elíseos à avenida Jerônimo Gonçalves, facilitando o acesso de veículos vindos do sentido da estação rodoviária, assim como da Vila Tibério e Vila Virgínia. Além disso, a ponte possibilitará a inversão do sentido da rua Castro Alves, facilitando o acesso de veículos da Vila Tibério para os Campos Elíseos, diminuindo o fluxo na rotatória Amin Calil e unindo um bairro em um menor tempo.
A prefeitura vai licitar a construção de outras pontes para criar novos acessos aos bairros e, assim, aprimorar a mobilidade em Ribeirão Preto. Os acessos serão implantados na avenida Presidente Kennedy, ligando-a à avenida Alzira Couto Machado; na Leão XIII, ligando as ruas Olderige Margarido e Domingos Adilson Canesin; e na Via Norte, onde haverá mais três pontes ligando a avenida Rio Pardo com a rua São Francisco e a Aliados.
Zona Sul
Em continuidade das obras do Ribeirão Mobilidade, na readequação na ligação da avenida Antônio Diederichsen com as avenidas Presidente Vargas e Itatiaia, será necessário o fechamento do canteiro central da Presidente Vargas, ficando proibido o retorno e a conversão à esquerda nesse local, a partir desta terça-feira, dia 18, no período da manhã.
Condutores que vêm da avenida Presidente Vargas, sentido RibeirãoShopping/Região Central, e que desejam acessar a avenida Itatiaia deverão obrigatoriamente passar por este cruzamento por duas quadras, entrando à direita na rua Marechal Rondon, à direita na rua Paulo Tinoco Cabral, e à direita novamente na rua João Godoy, seguindo por esta até a avenida Presidente Vargas, onde recentemente a Transerp implantou um conjunto semafórico. Desta forma, os condutores poderão retornar no sentido oposto pela avenida Presidente Vargas até o acesso à avenida Itatiaia.
Ribeirão Mobilidade
A Secretaria de Obras Públicas já concluiu dez obras do Programa Ribeirão Mobilidade, como as três pontes da avenida Francisco Junqueira e sete frentes de recapeamento asfáltico. Oito adequações estão em execução, duas aguardam assinatura da ordem de serviço para serem iniciadas, enquanto outra está em processo licitatório e, as demais, em fase de elaboração do projeto executivo.
Os 56 quilômetros de corredores de ônibus proporcionarão maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. O objetivo do programa é oferecer maior qualidade de vida ao cidadão que utiliza o transporte coletivo urbano, garantindo menos tempo dentro do ônibus através de mais agilidade e fluidez no trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade.
O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.