O projeto executivo dos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AMEs) Mais Regional e do Idoso – que atenderá no mesmo prédio – deverá ser concluído até junho deste ano, segundo a empresa Svaizer & Guitierrez Engenharia, contratada para elaborar a planta do prédio.
A informação foi divulgada durante reunião com os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Departamento Regional de Saúde (DRS XIII). Após a conclusão do projeto executivo, será aberta licitação para a construção dos dois equipamentos de saúde.
No encontro desta semana foi apresentada e discutida a disposição de todos os pavimentos da edificação, de consultórios e salas de exames, e também a disposição de oxigênios medicinais, centros cirúrgicos, estacionamentos, entre outros.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, a intenção é reunir, nos próximos meses, todos os profissionais, técnicos do município, da Secretaria da Saúde de São Paulo e os engenheiros que estarão envolvidos diretamente com o projeto para analisar as sugestões apresentadas.
A ideia é elaborar um projeto que possibilite a otimização dos espaços e do atendimento da população. “Essa é uma das etapas mais importantes no processo de elaboração do projeto executivo do AME, onde estamos discutindo a disposição arquitetônica da edificação nos mínimos detalhes”, ressalta o secretário.
O AME Mais Regional será construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia, ao lado da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Com 3,5 mil metros quadrados, o prédio contará com instalações hospitalares e equipamentos médicos de última geração. Atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.
O prédio terá 24 consultórios, 22 salas de exames, três centros cirúrgicos, 23 salas de apoio e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez. O AME Mais reunirá estrutura para realizar 1,6 mil consultas médicas por semana, oito mil por mês e 96,6 mil por ano, além de três mil consultas não médicas (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros) por mês, 200 cirurgias ambulatoriais mensais e realizar 22 mil exames por mês. Vai oferecer atendimento em 26 especialidades médicas e oito não médicas. Três centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.
UBDS Central
A Secretaria Municipal da Saúde informa que, nesta segunda-feira (17), da uma hora da madrugada às sete da manhã, os atendimentos aos usuários da Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin (UBDS Central) serão direcionados para as outras unidades de pronto atendimento da cidade.
Os pacientes serão atendidos na UPA da avenida Treze de Maio, na Zona Leste, e UBDS’s Doutor Marco Antônio Sahão (Vila Virgínia), na Zona Sul, e Doutor Sérgio Arouca (Quintino Facci II), na Zona Norte. O popular Pronto-Socorro Central passará por manutenção da rede elétrica. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) permanecerá disponível na UBDS para transporte dos casos mais urgentes.