Será neste domingo, 16 de fevereiro, a prova prática para a contratação de 17 Professores de Educação Básica (PEB III) temporários e intérpretes, com domínio na comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e oito PEB III deficientes auditivos, também com domínio em Libras, totalizando 25 profissionais.
A convocação dos candidatos habilitados para o comparecimento à prova prática foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (12). A seleção será às nove horas, no Centro de Educação Especial e de Ensino Fundamental (CEEEF) Egydio Pedreschi, na rua Adolfo Zeo nº 287, Ribeirânia, na Zona Leste.
Os novos professores serão responsáveis pelos casos de alunos com deficiência e com necessidade comprovada de acompanhamento em sala de aula. No final de janeiro deste ano, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) autorizou o chamamento de 158 professores temporários para atuação na rede municipal de ensino.
Serão dez PEB I, 70 PEB II, oito PEB III de Língua Portuguesa, 11 PEB III de Matemática, quatro PEB III de Geografia, quatro PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, 26 PEB III de Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, atualmente a rede municipal tem 18 alunos com deficiência auditiva. Eles são acompanhados por duas professoras de Libras que realizam atendimento itinerante nas escolas de educação infantil com o objetivo de desenvolver a comunicação desses estudantes logo no início da idade escolar.
Além do atendimento itinerante, os professores também realizam o atendimento nas escolas polos, no contraturno escolar do aluno, sendo o estudante da própria unidade escolar ou de outra, mas que necessite desse atendimento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população. Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir.