A Petrobras informou que a oferta global de 734.202.699 ações ordinárias de sua emissão de titularidade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi precificada ontem (5).
O preço por ação foi fixado em R$ 30, e a oferta de ações vai movimentar um total de R$ 22,06 bilhões. A operação foi a maior oferta de ações feita na década no mercado brasileiro, segundo assessoria da B3 (antiga Bolsa de Valores).
O montante de 17,55% do total das ações da oferta global foi destinado prioritariamente a investidores não institucionais e 82,45% a investidores institucionais.
No dia 22 de janeiro, o BNDES anunciou a realização de oferta pública global de ações da Petrobras que pertencem à instituição.
De acordo com o banco, a operação é resultado do programa de desinvestimento de participações acionárias em empresas listadas na Bolsa de Valores.
O objetivo do programa, iniciado em 2019, é reduzir o risco de mercado do banco, permitindo o redirecionamento dos recursos para investimentos em áreas de maior impacto para a sociedade, como saneamento, mobilidade urbana, educação e segurança.
O processo de desinvestimento já incluiu, nos últimos meses, a venda total de participações acionárias do BNDES na Marfrig Global Food S.A. e na Light S.A.. O BNDES tem em curso, ainda, potencial oferta pública de ações ordinárias da JBS.