Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Câmara vota hoje 320 requerimentos

JF PIMENTA/ARQUIVO

Na primeira sessão deste ano na Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (4), fo­ram protocolados 320 requeri­mentos endereçados à prefei­tura de Ribeirão Preto, que vai distribuir as solicitações entre as 30 repartições públi­cas da administração direta e da indireta – são 15 secreta­rias municipais, fundações, empresas e outros departa­mentos. A maioria requer in­formações e providências em relação à Operação Tapa-Bu­racos, recapeamento e roçada de áreas públicas.

A média é de quase doze pedidos por vereador. Depois de 47 dias, a Câmara de Ribei­rão Preto retornou do recesso parlamentar na terça-feira, quando os 27 vereadores de­finiram a composição das 21 comissões permanentes e do Conselho de Ética da Casa de Leis. Agora, voltam a analisar projetos, requerimentos e in­dicações e a cobrar soluções e explicações do governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB).

Os requerimentos de vere­adores solicitando reparos de tapa-buracos, recapeamento e roçada de áreas públicas volta­ram com tudo no início do ano legislativo. Na primeira sessão ordinária, dos 320 protocola­dos, a maioria traz este tipo de reivindicação. Já as indicações totalizaram 150 e também tra­tam dos mesmos temas – cinco por parlamentar.

Os vereadores que mais protocolaram requerimentos foram Igor Oliveira (MDB) com 96, Jean Corauci (PDT) com 59 e Alessandro Maraca (MDB) com 23 solicitações. Como determina a Lei Orgâ­nica do Município (LOM) – a “Constituição Municipal” –, este tipo de documento exige uma resposta oficial da admi­nistração municipal no prazo máximo de 15 dias contados a partir de seu recebimento.

Este prazo pode ser am­pliado por igual período desde que formalmente co­municado ao parlamentar so­licitante e com embasamento técnico. Já as indicações têm caráter de sugestão e não precisam ser respondidas e nem acatadas pelo governo.

Total em 2019
No ano passado, foram protocolados 4.893 pedidos de tapa-buracos ou recapeamento em ruas e avenidas de Ribei­rão Preto, quase 490 por mês, mais de 60 por sessão, 181 por vereador – considerando que durante quase dois meses a Câmara esteve de recesso e que o Legislativo realiza oito reuniões ordinárias mensais. São 13 por dia, considerando os 365 dias de 2019. Os núme­ros estão disponíveis no Portal da Casa de Leis.

Abrangem solicitações de todas as regiões da cidade. Os vereadores que mais fizeram pedidos à prefeitura foram Jean Corauci (PDT) com 810, Lincoln Fernandes (PDT) com 546 e Igor Oliveira (MDB) com 481. Segundo o emedebista, o número de requerimentos é reflexo direto das reais necessi­dades da população.

“Tenho visitado muito os bairros, conversado com as pessoas e pude presenciar que as nossas ruas precisam de um cuidado ainda maior. Muita coisa já foi feita, mas é preciso que haja agilidade no processo para que os moradores não so­fram mais com esse problema que se arrasta há anos”, afirma.

A prefeitura de Ribei­rão Preto afirma que já re­capeou 338 quilômetros de ruas e avenidas e investiu R$ 69.175.915,20 no serviço des­de o começo de 2017, consi­derando vias recapeadas, em execução ou em licitação. No mesmo período a Operação Tapa-Buracos, realizada pela Secretaria da Infraestrutura, teria contabilizado o fecha­mento de 74.300 metros qua­drados de buracos.

A administração afirma ainda, que desde fevereiro do no passado, para evitar o res­surgimento dos problemas, passou a realizar o serviço na modalidade conhecida como tapa-buracos com recorte. O serviço consiste na retirada do asfalto velho, varrição do local para limpeza, grimadura (cola) e a aplicação do material asfál­tico (Concreto Betuminoso) com compactação.

De fevereiro ao final de novembro, foram realizados 30.710 metros quadrados de tapa-buracos de recorte. Já para o tapa-buracos emer­gencial foram utilizadas 7.640 toneladas de CBUQ (Con­creto Betuminoso Usinado a Quente), o suficiente para co­brir 3.056 metros cúbicos, que equivalem a aproximadamente 76,4 mil metros quadrados.

Postagens relacionadas

Legislativo devolve R$ 1 mi à prefeitura

Redação 1

TSE declara inelegibilidade de Jair Bolsonaro até 2030 por 5 a 2

William Teodoro

Jovem é preso armazenando porções de maconha e cocaína em casa no Parque Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com