Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Segurança registra queda de ocorrência em Ribeirão

JF PIMENTA

Ribeirão Preto registrou queda de 11% no número de roubos e furtos em 2019, de acordo com dados da Secre­taria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Pau­lo. No ano passado, houve 14.064 casos na cidade. Já em 2018, a quantia era de 15.921.

Outro quesito que regis­trou queda, foram os casos de latrocínio, que caíram de 3, em 2018, para 2, em 2019. Os números nas denúncias de es­tupro também mostraram re­dução. No ano anterior, foram reportados 74 casos. Em 2018, a quantia era de 121. Quando comparados, denota-se uma queda de quase 40%.

Investimento em Segurança Pública tem que continuar para não ocorrer aumento nos índices

De acordo com o psica­nalista José Manoel Ferrei­ra, especialista em Seguran­ça, para que esses índices continuem a cair, é necessá­rio que as autoridades deem continuidade aos trabalhos previamente iniciados.

“Além disso, é necessário prever que os meliantes irão buscar novos modus ope­randi de ação, ou seja, irão inventar novas formas de agir sem que sejam pegos. Para isso, é importante que as autoridades estejam prepara­das”, comentou.

Ferreira ressalta que o que também pode favorecer a que­da deste índice é em relação ao fator psicológico que caiu sobre os agressores da socie­dade com a inauguração do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar em Ribeirão Preto.

Policiamento na região central de Ribeirão Preto

“Com as ações integradas de policiamento preventivo e operações bloqueio e outras, tende a deixar esses agressores temerosos em agir”, ressalta.

Ainda segundo o especia­lista, o que gera um número expressivo nos casos de rou­bos e furtos é a realidade que nosso país se insere. “O correto seria que não houvesse crime algum, mas, infelizmente, não é a nossa realidade, devido as diferenças socioeconômicas entre os brasileiros”, opinou.

Violência nacional
Essa diferença socioeco­nômica é um dos fatores que faz com que enfrentemos o maior nível histórico de le­talidade violenta no país, se­gundo um levantamento do Atlas da Violência de 2019.

O estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Eco­nômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que, em 2017, o Brasil teve 65.602 pessoas assassina­das, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes.

O levantamento demons­tra, ainda, que as principais ví­timas são os mais jovens. Cer­ca de 59% do total de óbitos de homens entre 15 e 19 anos são ocasionados por homicídio.

 

Dicas de Segurança
O especialista em Segurança, José Manoel Ferreira (foto), dá algumas dicas de segurança:

– Evitar deixar veículos estacionados em via pública, dando preferência para estacionamentos particulares ou garagens próprias;
– Instalação de alarmes e corta combustível, para os carros;
– No caso de pedestres, evitar manusear celular, di­nheiro ou bolsas e carteiras em via pública;
– Evitar lugares ermos e/ou sem iluminação pública;
– Em caso de residências, ter câmeras de monitora­mento ajuda na prevenção;
– Ao sair de casa à noite, esteja sempre alerta em caso de aproximação de pessoas em atitude suspeita, po­dendo esses estarem a pé, de bicicleta, moto ou carro;
– Levar bolsas com as alças penduradas nos ombros, com o braço sobre elas e forçando as mesmas sobre a lateral do corpo;
– Em caso de ser abordado (a) por bandidos, a dica é para jamais reagir.

Postagens relacionadas

Corpo carbonizado é identificado

Redação

Grupo notifica Prefeitura que não tem dinheiro para restaurar Hotel

Redação 2

Lula ‘tenta’ sair do Sindicato dos Metalúrgicos para se entregar, mas não consegue

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com