Tribuna Ribeirão
Saúde

Brasil investiga 13 casos suspeitos de coronavírus

REUTERS

O número de casos suspei­tos de coronavírus no Brasil subiu para 13, segundo balan­ço divulgado na tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro, pelo Ministério da Saúde. O Esta­do de São Paulo concentra a maioria das possíveis infec­ções, com sete em investigação.

De acordo com a pasta, sete Estados têm casos em investi­gação: além de São Paulo, com sete registros, apuram possíveis infecções o Rio Grande do Sul (dois), Santa Catarina (um), Pa­raná (um), Minas Gerais (um) e Ceará (um). Nesta sexta-feira, Reino Unido, Rússia e Suécia relataram já ter infecções pela doença em seus territórios.

Na quinta-feira, a Orga­nização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência em saúde pública de interesse internacional por causa do risco de surto global da doença. No mesmo dia, a Secretaria Mu­nicipal da Saúde de Ribeirão Preto anunciou medidas pre­ventivas contra o coronavírus – a cidade não tem nenhuma notificação de caso suspeito.

A secretaria vai adotar, a partir de segunda-feira, 3 de fe­vereiro, um sistema de notifica­ções em tempo real para agilizar a prevenção e o atendimento a eventuais casos suspeitos do novo coronavírus 2019 n-CoV na cidade. A Companhia de Desenvolvimento Econômica (Coderp) vai informatizar o sis­tema para que os profissionais das unidades de saúde façam a notificação em tempo real.

Serão considerados casos suspeitos as pessoas com febre, sintomas de gripe e resfriado e que, inicialmente, tenham re­centemente viajado para a Chi­na. A Secretaria Municipal da Saúde vai colher secreções na­sais, exame de sangue e, depen­dendo do caso, se for grave, será encaminhado ao hospital. Caso contrário a quarentena vai ser feita na casa do paciente.

O governo do Estado anun­ciou a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Estadual para de­senvolver ações preventivas para o coronavírus e medidas para atendimento de casos suspeitos, além da aquisição de kits para diagnosticar a doença.

“Foi elaborado um plano de contingência com o Ministério da Saúde que tem três eixos: vi­gilância em saúde, assistência e comunicação. Temos leitos para fazer o atendimento de casos, o que não é a situação desses três casos suspeitos, que estão sendo atendidos em casa”, explica o se­cretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A gestão estadual informou que R$ 200 mil foram destina­dos para a aquisição de kits diagnósticos para o Instituto Adolfo Lutz. “Receberemos na segunda do Ministério da Saúde mais kits para comple­mentar, dada a dimensão da necessidade diagnóstica”, diz Paulo Menezes, coordenador de controle de doenças da Se­cretaria de Estado da Saúde.

Segundo Menezes, os resul­tados dos exames devem ser co­nhecidos em um curto período de tempo. “Estamos com uma logística para a amostra chegar ao laboratório de forma mais rápida. A partir da coleta, tem capacidade de dar o resultado em até 72 horas após a chegada da amostra”. De acordo com o coordenador, as amostras dos três casos suspeitos já estão em análise e o resultado deve ser divulgado na próxima segunda-feira (3).

Plano de monitoramento
Na semana passada, a Se­cretaria de Estado da Saúde anunciou a criação de um pla­no para monitoramento e res­posta para casos suspeitos de coronavírus no Estado de São Paulo, uma mobilização que vai englobar os principais hos­pitais de referência, como Ins­tituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital das Clínicas.

A pasta informou ainda que profissionais estão sendo treinados para fazer a detecção e notificação de possíveis casos da doença. O Plano de Risco e Resposta Rápida se baseia nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para ofe­recer as informações aos pro­fissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Postagens relacionadas

Agendamento para vacinação CONTRA COVID- 4ª DOSE VACINA ADICIONAL EM PESSOAS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO

William Teodoro

Câncer de mama pode ser detectado de forma precoce e tratado com eficácia

Redação 1

RP já vacinou mais de 415 mil pessoas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com