Um caminhoneiro de 57 anos e o ajudante dele, de 23, foram socorridos com ferimentos leves na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, depois que o veículo em que estavam caiu no córrego Antarctica, que corta a avenida Antônio e Helena Zerrener, na divisa do Sumarezinho com a Vila Tibério, na Zona Oeste de Ribeirão Preto.
O motorista alegou problemas mecânicos. O caminhão desgovernado e na contramão tombou às margens do córrego. As vítimas foram encaminhadas à Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin, a UBDS Central – o popular Pronto-Socorro Central. O trecho da avenida ficou interditado durante toda a manhã e até o início da tarde.
O guincho conseguiu remover o veículo do córrego somente no período da tarde. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão estava carregado com areia e desceu um trecho da rua Paraná na contramão até chegar à avenida, onde derrubou um coqueiro e tombou. O veículo ficou pendurado no córrego, com uma das rodas presa na árvore.
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Cláudio Marinho, o caminhoneiro alegou que o freio do veículo não funcionou. Ele e o ajudante foram resgatados pelos bombeiros, que tiveram trabalho para retirar os dois da cabine. O policial militar informou ainda que os dois sofreram contusões e escoriações, “ferimentos leves”. A operação exigiu muito cuidado dos bombeiros porque o motorista e o ajudante estavam dentro do caminhão e o resgate oferecia risco.
O sargento disse que o veículo precisou ser estabilizado para oferecer segurança às duas vítimas porque a carreta poderia se projetar e cair sobre ambos. Moradores da região informaram que frequentemente caminhoneiros transitam pela contramão na rua Paraná, pelo lado direito da via, e nem mesmo a presença da Polícia Militar no local inibe a infração.
Os vizinhos dizem que os motoristas desrespeitam a sinalização e que já cobraram ações da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) como o reforço da fiscalização. A companhia de tráfego informou que enviará equipe ao local para avaliar a reclamação.