Tribuna Ribeirão
Saúde

Coronavírus em SP – Estado tem três casos suspeitos

JASON LEE/REUTERS

O Ministério da Saúde infor­mou na tarde desta quarta-fei­ra, 29 de janeiro, a existência de nove casos suspeitos de infecção pelo coronavírus no Brasil, mas sem confirmação de nenhum deles. Entre os possíveis infecta­dos estão três pacientes da cida­de de São Paulo, sendo que dois deles são crianças.

Ao todo, seis Estados bra­sileiros têm casos em investi­gação: São Paulo (três), Santa Catarina (dois), Minas Gerais (um), Paraná (um), Rio de Janeiro (um) e Ceará (um). Outros quatro casos suspeitos foram descartados: três no Rio Grande do Sul e um no Paraná. Na terça-feira (28), o ministé­rio havia divulgado a ocorrên­cia de três casos suspeitos.

Um estava sendo investiga­do em Belo Horizonte, outro em Porto Alegre e mais um em Curitiba. Os dois casos das ca­pitais gaúcha e paranaense já fo­ram descartados. O caso minei­ro segue em apuração. Segundo o ministério, diariamente haverá um boletim de atualização di­vulgado às 16 horas.

No total, a pasta foi notifi­cada de 33 casos, mas 20 foram excluídos por não se enquadra­rem nos critérios da Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS). Apenas pacientes que apresen­tam sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e têm histórico de viagem para a Chi­na nos últimos 14 dias, mesmo antes de apresentarem os possí­veis sinais de infecção, são consi­derados suspeitos.

Os pacientes que estão sob investigação estão sendo mo­nitorados e ficarão isolados até a divulgação do resultado dos exames. Outros quatro casos fo­ram descartados pelo governo. A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que os três casos suspeitos foram regis­trados na capital paulista.

Os pacientes são dois irmãos, de 4 e 6 anos, e um adulto de 33 anos. Os três passam bem e es­tão em isolamento domiciliar. De acordo com a pasta estadual, uma das crianças com suspeita da doença, o menino de 6 anos, retornou da China no dia 19 de janeiro e apresentou febre e tosse no dia 28.

A criança mais nova, uma menina de 4 anos, não esteve no país asiático, mas teve contato com o irmão mais velho e apre­sentou os mesmos sintomas. As crianças foram inicialmente atendidas no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Zona Leste da cidade. Já o homem de 33 anos voltou da China no dia 20 de janeiro.

Ele apresentou febre, tosse e dor de garganta e foi atendido em um hospital privado da ca­pital, segundo a secretaria. “Os familiares estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal”, diz nota da pasta.

“Os cuidados requeridos para os pacientes incluem hidra­tação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com fami­liares e amigos, por exemplo”, finaliza a nota. As amostras dos exames feitos pelos pacientes já foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, laborató­rio público de referência.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Ga­bbardo, afirma que não haverá bloqueio de brasileiros que re­tornem de viagem da China, epicentro da infecção do coro­navírus. A expectativa do gover­no é que haja redução do fluxo de viagens para o país asiático.

“Esse número vai reduzir, pois a recomendação é que os brasileiros pensem três vezes antes de marcarem uma via­gem para o país. Isso diminui o número de retornos”, diz. O governo também espera que haja menos chineses viajando para o Brasil nos próximos dias. Isso porque o governo chinês fez recomendações sobre viagens para o exterior para a população.

A Finlândia confirmou nes­ta quarta-feira, 29, o primeiro caso de contaminação por co­ronavírus, informa a imprensa local. A paciente é uma mulher de 32 anos que chegou ao país nórdico vindo da cidade chinesa de Wuhan, epicentro das conta­minações. Quinze pessoas com quem a mulher teve contato es­tão sendo monitoradas pelas au­toridades de saúde finlandesas.

Postagens relacionadas

Mais quatro centros vão iniciar testes com vacina chinesa no Brasil

Redação 1

Covid: RP está há 4 dias sem mortes

Redação 1

RP promove ‘Dia D’ para vacinação

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com