As memórias com carros antigos fazem parte da vida de muitas pessoas como o Fusca. O famoso automóvel da Volkswagen é paixão entre crianças, adultos e idosos e será um dos destaques da nona edição do California Volks Brothers. O evento será em 9 de fevereiro, domingo, das oito às 16 horas, no campus do Centro Universitário Moura Lacerda, na avenida Orestes Lopes de Camargo nº 1.520, no Jardim Independência, Zona Norte de Ribeirão Preto.
“O California Volks de Ribeirão Preto é formada por um grupo de amigos apaixonados por Fusca, surgiu a cerca de dez anos e desde então vem crescendo a cada dia. A nona edição é fruto do grande esforço deste grupo para manter essa chama viva ao longo de uma década. Hoje nosso evento conta anualmente com mais de mil expositores que vêm de várias partes do país para curtir conosco esse dia maravilhoso de confraternização e amizade”, conta Luiz Fernando Moretti Ferrari.
“Nunca perdemos o foco no cunho social do evento, que visa a arrecadação de alimentos para doação a instituições carentes de nossa cidade. Convidamos todos a participar e prestigiar este magnífico evento”. “O evento ainda conta com food trucks, chope e sorteio de diversos brindes para os expositores e visitantes como teto solar para Fusca, da Britax, jogo de rodas da Casa do Fusca, suspensão dianteira da Primus Suspensões e vidros safári da Coelho Safári. Também teremos o mercado de pulgas com peças, souvenirs, camisetas, miniaturas e objetos antigos”, revela Marco Carrer, um dos organizadores do evento.
Além do Fusca, o encontro conta com carros como Kombi, Brasília, Variante e Karmann Ghia, além do novo Fusca e do New Beetle. Assim como as outras edições, o California Volks Brothers é um evento para toda a família e espera receber cerca de mil carros para a exposição. No Brasil, o automóvel começou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras peças importadas da Alemanha. Depois de quase 70 anos ainda chama a atenção de apaixonados de todas as idades.
Em 1996, último ano de produção do Fusca no Brasil, a Volkswagen decidiu lançar uma série especial de despedida, denominada Série Ouro. Nesse segundo período (1993 a 1996) foram produzidos cerca de 47 mil exemplares. A partir deste ano, o único país do mundo ainda a produzir o modelo passou a ser o México.
Porém, foi no Brasil onde o Fusca teve o maior número de variações e séries especiais e exclusivas ao mercado brasileiro, com a VW tendo mais autonomia para elaboração de projetos, o que nunca aconteceu na América Central, dando aos brasileiros uma grande variedade de acabamentos, cores e opcionais à época.
O Brasil foi o segundo país do continente a importar o Fusca e a Kombi em 1950 (os Estados Unidos foram os primeiros, em 1949, e os mexicanos só conheceriam o modelo em 1955) e foi o primeiro a ter uma linha de montagem já em 1951 e uma fábrica provisória da VW em 1953.
Paixão municipal
O Fusca, que começou a ser produzido em 1950 com a chegada das primeiras peças importadas da Alemanha, também é muito amado em Ribeirão Preto. Em 2017, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) sancionou uma lei que colocou o California Volks Brothers entre os eventos oficiais da cidade. A assinatura ocorreu no capô de VW. O encontro tem a construtora MRV e a concessionária Itacuã como patrocinadores e o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Ribeirão Preto.
O encontro anual é organizado pelo Clube California Volks que já é consolidado na cidade e tem a coordenação da ETC Produções Culturais. “O clube é completamente engajado com seus membros, onde promovem encontros mensais, além desse grandioso evento. Nesse clima festivo reúne as famílias e amigos para confraternizar e enaltecer os carros, que são suas paixões”, ressalta Yvi Mishima, produtora do evento.