A trupe paulistana Parlapatões estará em Ribeirão Preto, neste domingo, 26 de janeiro, às 15h30, para apresentar o espetáculo circense “Os Mequetrefe”, no qual um grupo clown vive um dia de total nonsense, ou seja, sem sentido. A trama envolve quatro palhaços que, não por acaso, têm o nome peculiar de Dias. Eles vivem uma divertida jornada ao longo de um dia, desde quando acordam até o horário de dormir.
Seja no trabalho, junto a outros colegas igualmente estranhos, ou no fim do dia, quando são bombardeados pela televisão com imagens violentas, eles revelam como a desconstrução da lógica usada no cotidiano pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns, esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tanto hilárias quanto poéticas, capazes de proporcionar reflexões profundas.
A inspiração para a produção de “Os Mequetrefe” veio da obra do inglês Edward Lear (1812-1888), ilustrador e poeta que criou o termo nonsense. Álvaro Assad, do grupo carioca Cia. Etc e Tal, foi o encarregado de dirigir o roteiro elaborado por Hugo Possolo, que juntos, buscam promover um intercâmbio artístico entre dois grupos que trabalham o cômico com vertentes diferentes, a mímica e a palhaçaria, estilos que já provaram ser de grande valor no ramo.
Há 25 anos o grupo Parlapatões trabalha voltado para a comédia, utilizando técnicas circenses e de teatro de rua. Seus espetáculos circulam por diversas capitais do Brasil e destacam-se nos principais festivais internacionais. O grupo já foi agraciado com o Prêmio Zé Renato, indicado ao Prêmio Pananco nas categorias Cenário e Figurino em 2015, e avaliado como ótimo pela revista VejaSP e muito bom pela Folha de S. Paulo.
A apresentação circense será às 15h30 deste domingo, na Área de Convivência do Sesc, na rua Tibiriça nº 50, na região central da cidade – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477. O show tem entrada franca e livre para o público de todas as idades.