A queda de cabelos é um problema comum e que atinge milhões de homens e mulheres no mundo inteiro. A calvície masculina é o tipo mais comum e existem diversos tipos de tratamento.
Entretanto, muitas pessoas preferem não fazer qualquer tratamento, o que é um equívoco, e preferem assumir a calvície. A perda de cabelos pode ser progressiva como é o caso da calvície masculina, mas há casos que pode surgir de repente.
Perda de cabelo é, até certo ponto, normal. Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem das cabeças de todas as pessoas diariamente o que significa que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios de cabelos que existem na cabeça de qualquer pessoa.
À medida que vamos ficando mais velhos nossos fios de cabelos vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. Entretanto, muitas pessoas apresentam perda de cabelos acentuada, o que pode significar algum problema de saúde mais grave.
Por outro lado, mesmo uma queda de cabelos mais acentuada não leva à calvície, uma vez que todos os fios de cabelos que caem são repostos por novos fios.
No caso da queda de cabelo entre as mulheres pode haver uma causa devido a alguma doença do tipo doenças da tireoide, deficiência de ferro, doenças infecciosas e outras do tipo que nós chamamos de autoimunes, em que o organismo produz células que combatem outras, por não as identificar como células normais do corpo humano.
Certos remédios também podem causar perda de cabelos de qualquer parte do corpo, como aqueles usados para o tratamento de câncer ou remédios para artrite, depressão, doenças do coração e pressão alta.
Também o estresse tanto físico quanto emocional pode causar o aparecimento de perda de cabelos súbita que damos o nome de alopecia areata, que é uma forma de cratera existente no couro cabeludo.
No caso específico de queda de cabelos que ocorre após o parto, podemos dizer que é relativamente comum e pode levar à queda de cabelos que é transitória.
Já a queda dos cabelos nos homens é, com mais frequência hereditária. Nesse caso começa geralmente na puberdade e vai se agravando com o passar dos anos.
Agora vem uma pergunta: existe tratamento para a queda de cabelos? a resposta é: sim, existe e funciona muito bem, sendo tão mais eficiente quando o diagnóstico é feito precocemente determinando-se a causa e instituindo-se o tratamento.
Por exemplo, se a causa for uma doença da tireoide, trata-se a doença e os cabelos voltam a crescer. Se for devido à carência de ferro ou de vitaminas, esses elementos repostos os cabelos retornam novamente.
Agora, se a queda de cabelos for hereditária ela pode ser tratada com remédios ou com transplante de fios de cabelos. Em resumo: qualquer que seja a causa da queda dos cabelos existe um tratamento específico com resultados comprovadamente eficazes.
Agora, o que não deve acontecer em hipótese alguma é a pessoa notar que está tendo queda de cabelos e não fazer nada, isto é, deixar o tempo passar, o que só vai aumentar a queda dos cabelos se não procurar assistência médica especializada com um médico dermatologista experiente.
Portanto, leitor amigo se você notou o aparecimento da queda de cabelos, eu Dr. Adão, como médico e como pessoa, recomendo a você procurar um médico dermatologista e fazer o tratamento e assim, você terá a satisfação de voltar a ter todos os seus fios de cabelos novamente, o que pode ajudar você a ter uma vida longa e feliz.