Tribuna Ribeirão
Cultura

Cauim recebe diretores de ‘Bacurau’

Em uma parceria com o Sesc Ribeirão Preto, o Cineclu­be Cauim inicia suas ativida­des com um evento envolven­do o ganhador do Prêmio do Júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes, a pro­dução brasileira “Bacurau”. A exibição ocorreu nesta terça­-feira (21) e os diretores Klé­ber Mendonça Filho e Juliano Dornelles vão participar de um bate-papo com o público – será nesta quarta-feira, 22 de janeiro, a partir das 20 horas, mas sem sessão do filme.

O cinema brasileiro vive, apesar de todas as conhecidas dificuldades para se produzir no país, uma fase muito especial, tendo como exemplo mais re­cente a indicação do documen­tário “Democracia em Verti­gem”, da diretora Petra Costa, ao Oscar de melhor documentário. Mas, uma obra cinematográfi­ca brasileira de ficção foi a que mais chamou a atenção a partir do segundo semestre de 2019: trata-se de “Bacurau”, dos direto­res Kléber Mendonça Filho e Ju­liano Dornelles, que já tinham chamado a atenção da crítica internacional em 2016 com o filme “Aquarius”, ganhador de vários prêmios em festivais in­ternacionais.

“Bacurau”, desde sua es­treia, é considerado um dos filmes mais instigantes produ­zidos no Brasil no século XXI, pelos críticos de todo o mun­do. Exibido em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, foi o vencedor do Grande Prê­mio do Júri. Apenas um filme brasileiro tinha ganho este prê­mio anteriormente: “O Paga­dor de Promessa”, de Anselmo Duarte, em 1962.

A produção é uma crítica social e política, ambientada em um pequeno povoado do sertão brasileiro, num futuro próximo. O choque entre a mo­dernidade global digitalizada e o tradicionalismo da vida rural no interior do Brasil é retratado de forma alegórica e rica. O enredo é surpreendente e o filme tem uma forte carga dramática, permeada por suspense, vio­lência e ação. O resultado é um filme envolvente e que prende a atenção do início ao fim. Em resumo, imperdível.

No elenco estão Sônia Bra­ga, Udo Kier, Bárbara Colen, Karine Teles, Silvério Pereira e Lia de Itamaracá. “Bacurau” mistura drama, mistério e fic­ção científica. É uma produ­ção franco-brasileira. O Cine Cauim fica na rua São Sebas­tião nº 920, no Centro de Ri­beirão Preto. Mais informações pelo telefone (16) 3441-4341 e no site do cineclube (www.ci­neclubecauim.ong.com.br).

Sinopse
Bacurau, um pequeno po­voado do sertão brasileiro dá adeus a Dona Carmelita, mu­lher forte e querida por quase todos, falecida aos 94 anos. Dias depois, começam os si­nais de que a tranquilidade de Bacurau estará sob ameaça. Uma sequência de incidentes mergulham o vilarejo numa tensão crescente. No entanto, muitos não contavam com um detalhe: que no passado des­se lugar extraordinário estava adormecido um talento espe­cial para a aventura.

Postagens relacionadas

A batida de Júnior Boka

Redação 1

Gilberto Gil diz que teve ‘encontro proveitoso’ com secretário de Cultura

Redação 1

Programação da BSJ é diversa e especial

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com