Vereadores de Ribeirão Preto aumentaram a quantidade de mensagens disparadas e vídeos pelo aplicativo WhatsApp neste começo de ano, como forma de prestar contas de suas atividades para a população em um período de ‘entressafra’ política provocada pelo recesso parlamentar da Câmara – que começou em dezembro e só terminará em 4 de fevereiro, quando será realizada a primeira sessão ordinária de 2020.
O parlamentar que mais intensificou este tipo de comunicação é Alessandro Maraca (MDB). Desde o início de janeiro, ele tem enviado diariamente vídeos com cobranças para a administração municipal sobre problemas que diz ter denunciado ao longo do atual mandato – começou em 1º de janeiro de 2017 e vai até 31 de dezembro de 2021.
Nos vídeos aparecem temas como o abandono da área da antiga fábrica da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), da família Matarazzo, no bairro Campos Elíseos, na Zona Norte, para a construção de uma escola do Serviço Social da Indústria (Sesi), praças públicas sem manutenção e a demora para instalação de dez academias ao ar livre pela prefeitura. O parlamentar afirma que recursos no valor de R$ 250 mil provenientes de emenda parlamentar foram disponibilizados para o município.
“Tenho aproveitado este período para prestar contas à população sobre o que tenho feito”, afirma Maraca. Ele garante que, com o início das sessões legislativas, vai diminuir as postagens e suas visitas a estes locais, pois vai priorizar as cobranças por meio do Legislativo – via requerimentos.
Agenda online
Desde que assumiu o cargo, em 3 de dezembro do ano passado, no lugar de Otoniel Lima (Republicanos) – que perdeu o mandato depois de uma condenação por improbidade administrativa –, Luiz Carlos França (PDT) disponibiliza diariamente sua agenda via WhatsApp. Porém, desde o início deste ano, o pedetista também tem postado vídeos com cobranças feitas para o governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
A maioria dos casos são referentes aos bairros do Complexo Ribeirão Verde, na região Leste da cidade, onde ele reside e tem sua base eleitoral. Já com menos frequência, o vereador Fabiano Guimarães (DEM) tem enviado vídeos com temas ligados ao desenvolvimento econômico e à educação pública. Ele é o idealizador e criador do portal www.situacaodasescolas.com.br, site que mostra, por meio de 100 indicadores, a situação das 109 escolas municipais e das conveniadas com o município.
Ex-vereador envia mensagens diárias
Todos os dias, o ex-vereador e radialista Sebastião Xavier envia, para o grupo de pessoas do seu WhatsApp, textos e áudios sobre os mais variados assuntos. As postagens vão desde mensagens de auto-estima até pequenos trechos de seu programa de rádio – que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11 horas ao meio-dia, pela Rádio CMN de Ribeirão Preto. Parlamentar por 18 anos em Ribeirão Preto, Xavier exerceu o cargo até o final de 2000.
Nas eleições municipais daquele ano, optou por não tentar a reeleição para o Legislativo e foi candidato a vice-prefeito pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), na chapa encabeçada pelo também ex-parlamentar e jornalista e radialista Antônio Carlos Morandini do Larga Brasa – assina coluna diária neste Tribuna. A dupla ficou em segundo lugar na disputa, cujo vencedor – em primeiro turno – foi Antônio Palocci Filho (então no PT). Em todas as mensagens enviadas Xavier faz questão de ressaltar que não é candidato a nenhum cargo eletivo.