O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) contabilizou no ano passado sessenta acidentes com redes de água envolvendo terceiros. Somente em dezembro foram registrados sete acidentes e em janeiro – até esta quinta-feira, dia 9 – um caso foi constatado. As ocorrências mais comuns foram as perfurações na rede de abastecimento de água causadas durante alguma obra, como, por exemplo, a troca de postes de iluminação pública.
Para tentar diminuir este tipo de ocorrência, o Daerp está realizando reuniões com empresas operadoras de telefonia, internet e energia elétrica. A primeira foi realizada com os funcionários da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) com o objetivo de discutir a necessidade de os servidores do Daerp acompanharem as obras de implantação de novas redes e substituição de postes da companhia. O objetivo é evitar acidentes com as redes de água.
O encontro, realizado em uma unidade da CPFL em Ribeirão Preto, reuniu cerca de 80 funcionários que trabalham na substituição de postes e ampliação e melhoria de redes. Na ocasião, o chefe da seção de Manutenção do Sistema de Água do Daerp, Verinaldo Manoel da Silva, explicou a importância da solicitação dos cadastros das redes de água para evitar acidentes na substituição de postes, situação que tem ocorrido com freqüência.
“Nossa preocupação foi demonstrar a necessidade de verificação do cadastro e solicitar a presença de um técnico do Daerp para acompanhar as obras”, explicou Silva.
No final do encontro ficou definido que um funcionário do Daerp será o responsável pelo fornecimento dos cadastros e acompanhamento dos trabalhos realizados pela CPFL sempre que for necessário. Nos próximos dias o Daerp deverá realizar reuniões com representantes das operadoras de telefonia e internet. O objetivo também é orientar as empresas a procurar os cadastros das redes e solicitar orientação da autarquia antes da realização de obras de expansão.