A sazonalidade é uma característica inerente a diversos negócios cuja demanda aumenta apenas em determinados períodos, o que pode estar relacionado às estações do ano, datas comemorativas e até mesmo a eventos.
Porém, o que geralmente é visto como um desafio a ser contornado pelos empresários surge como um modelo de negócio com as denominadas franquias sazonais ou temporárias. Nesse formato, as franquias, que se consolidaram como prática empresarial relevante no cenário atual, por meio da qual o franqueador transfere seu know-how ao franqueado, abrem periodicamente por curto prazo, funcionando apenas nas épocas em que a demanda é mais elevada, como a Páscoa e o Natal, por exemplo.
As unidades temporárias, ou pop-up store, podem ser uma alternativa para quem desenvolve outra atividade e aproveita o período sazonal para incrementar a renda faturando com produtos específicos do período. Também pode ser uma oportunidade para testar produtos e explorar mercados, principalmente porque o investimento é menor e o risco é minimizado. Ademais, pode ser uma estratégia de marketing, especialmente para o e-commerce, divulgando a marca a novos públicos.
Além de representar um modelo atrativo para pequenos negócios e lojas virtuais, o negócio tem sido igualmente adotado pelas grandes marcas, que utilizam as franquias sazonais para captar franqueados e expandir mercado.
É importante ressaltar que, apesar de se tratar de um modelo de negócio com curto prazo de duração, é necessário o adequado planejamento, com antecedência, o que envolve desde a elaboração dos contratos pertinentes até o desenvolvimento de um plano de negócios, alinhado ao tipo de produto, ao período, à demanda, ao público e ao local do ponto comercial.