Diariamente a Prefeitura de Ribeirão Preto fecha em média 250 buracos da malha viária da cidade. O serviço é realizado pela Secretaria da Infraestrutura e, segundo o levantamento, deste total cerca de 180 são feitos de forma emergencial. Setenta são pelo sistema de recorte. Em 2019, 32 mil metros² foram contemplados pelo tapa-buraco de recorte e 70 mil metros² pelo emergencial.
O sistema de recorte consiste na retirada do asfalto velho, varrição do local para limpeza, grimadura (cola) e a aplicação do material asfáltico (concreto betuminoso) com compactação e teve início em fevereiro do ano passado.
O trabalho tem como prioridade as principais vias expressas de Ribeirão Preto e a durabilidade do serviço é superior em relação ao tapa-buraco emergencial e visa garantir o fluxo de veículos e a segurança dos motoristas que trafegam por estas vias expressas.
Já para o tapa-buraco emergencial é feito de forma simples e apenas com o fechamento dos buracos com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Foram utilizadas 7.640 toneladas do produto, o suficiente para cobrir 3.056 metros cúbicos, que equivalem a aproximadamente 76,4 mil metros quadrados. A durabilidade deste método é pequena em comparação com o de recorte.
Levantamento feito pelo Tribuna revelou que em 2019 os vereadores de Ribeirão Preto enviaram para a Prefeitura 4.893 pedidos de tapa-buracos ou recapeamento em ruas e avenidas. Uma média diária de 14 pedidos, considerando-se os 365 dias do ano.