Estamos iniciando um novo ano. Novas metas são por nós estabelecidas e novos compromissos são assumidos para os cumprirmos ao longo do ano. Nem sempre divulgamos estes compromissos pessoais. Apenas os mantemos em nossas mentes e procuramos cumpri-los ao longo do ano. As mudanças de comportamento, sempre no sentido de melhorar nossas próprias vidas, são as principais metas elencadas no início de cada ano. Nem sempre é possível cumprir tudo, por variados fatores. Mas o simples fato de estabelecer estes parâmetros passa a ser um incentivo para atingir novos patamares.
No caso da administração pública, estas metas já estão estabelecidas desde o início da gestão, na verdade, antes da posse. Elas são reforçadas constantemente para que possam estar “no radar” de todos os integrantes do governo. Assim, sempre debatemos as formas de atingir todo o conjunto de ações planejadas, para chegar ao final com bom saldo positivo. E isso vale para todos os anos da administração, não apenas para o último ano, como é o caso deste 2020, quando encerramos o mandato de quatro anos, para o qual fomos eleitos. O ritmo de todos os anos é o mesmo, sempre calcado nos eleitos cinco “Pês”: Priorizar, Planejar, Propagar, Persistir e Perenizar.
Neste novo ano seguimos com o propósito e o ânimo do primeiro dia de governo. Com a diferença que já executamos grande parte do que priorizamos e planejamos. E porque todos têm direito à informação do que é feito, também propagamos. Persistimos sempre para cumprir nossos compromissos e perenizamos feitos com o estabelecimento de leis e regras que permitirão as suas existências muito além de nossa gestão. Para que boas medidas, boas práticas não sejam abandonadas e provoquem prejuízo à cidade e aos seus cidadãos.
É claro que a dinâmica de uma gestão impõe mudanças de rota e adaptações de caminhos antes traçados. E a mudança acontece para melhorar, para ampliar benefícios. Mas as intervenções mais importantes estão planejadas e seguem seus cronogramas de execução ao longo dos meses ou anos. Neste 2020 não será diferente. Concluiremos obras iniciadas, iniciaremos outras e as terminaremos, se o cronograma for compatível com o período, e projetaremos conclusões para períodos seguintes, de acordo com o tamanho e a complexidade da realização.
O importante no início de um novo ciclo é que podemos juntar as experiências vividas com a vontade revigorada. Com o estímulo característico de um novo começo. E, o melhor, é que os planos estão traçados e as ações acontecem com a devida constância, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de conquistar novos recursos, encontrar novas formas de realizar mais. Esse sempre foi e continua a ser nosso objetivo. Trabalhar mais, buscar mais resultados, fazer mais com menos e oferecer melhor retorno as pessoas, seja com novos investimentos em obras e equipamentos, ou em melhores serviços oferecidos, sem discriminar quem quer que seja, sem deixar ninguém para trás.
Temos muito a concluir neste ano. As obras estão em todas as regiões da cidade. Os projetos estão em execução. Vamos acompanhar de perto todos eles para garantir a qualidade dos investimentos e os bons resultados para a cidade. Estou confiante em um ótimo ano para Ribeirão Preto e vou trabalhar firmemente para que assim seja. Ao mesmo tempo sei que você traçou seus planos, reforçou objetivos e renovou sonhos para este 2020. E que fará os esforços que estiverem ao seu alcance. Então nem preciso desejar, porque sei que você será merecedor e que terá o ano que almejou.