Começam no dia 5 de fevereiro as inscrições para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de fevereiro e no total serão oferecidas cem mil vagas.
Para se candidatar à modalidade de juro zero o interessado precisa ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos e prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir 2010. Além disso, o aluno deve ter alcançado ao menos 450 pontos de nota média e não ter zerado a redação.
De acordo com o Ministério da Educação, o resultado da primeira pré-seleção do Fies deve ser divulgado no dia 26 de fevereiro. Aqueles que não forem pré-selecionados ficarão numa lista de espera aguardando por eventuais desistências de quem foi classificado.
Para estudantes com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos, as condições do financiamento, a juros mais baixos, são negociadas com o agente financeiro responsável pelo contrato. Nas duas modalidades, o aluno só começa a pagar a dívida após se formar.