Tribuna Ribeirão
Economia

Saiba as vantagens e riscos de aderir à tarifa branca de energia

A tarifa branca pode re­presentar uma economia na conta de luz para os consu­midores disciplinados e aten­tos aos horários e dias em que a energia custa mais barato. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alerta que a conta poderá ficar mais cara para aqueles que aderirem à nova tarifa, porém continu­arem a usar chuveiro elétri­co, ar-condicionado, ferro de passar e máquina de lavar roupa nos horários de pico – quando há mais consumo de energia e custo maior.

De acordo com a Aneel, não há uma fórmula nacio­nal de horários e dias em que a energia custa mais barato. Cabe a cada uma das 69 con­cessionárias de energia elétri­ca definir os valores a serem cobrados dos clientes que aderirem à tarifa branca.

Simulações
Antes de aderir à tarifa branca, a recomendação é que o consumidor faça simu­lações e conheça seu perfil de consumo. Para conseguir reduzir a conta de luz, é pre­ciso se informar sobre qual é a faixa de horário mais bara­ta, cobrada pela concessio­nária. Isso pode ser feito de forma direta, com a própria empresa, ou por meio do site da Aneel, onde também é possível fazer simulações de consumo para ver qual é o modelo mais adequado para cada perfil de consumidor.

Uma outra referência que pode ajudar na decisão é o histórico com o consu­mo médio dos últimos 12 meses, disponível na fatura da conta de luz.

Ciente do horário em que a energia é mais barata, o con­sumidor deve organizar o uso de aparelhos como ar-condi­cionado, chuveiro elétrico, ferro de passar e máquina de lavar roupa – aparelhos que mais consomem energia.

Hábitos da família
O consumidor deve le­var em conta também se, em casa, tem muitos aparelhos li­gados 24 horas por dia – caso de geladeiras, freezers ou equipamento de segurança eletrônica, por exemplo. Nes­ses casos, pode não ser tão interessante a mudança para a tarifa branca.
Para famílias grandes, com horários de banho di­versos, e para quem recebe muitas visitas, a tarifa branca deixa de ser atrativa.

No caso de uma família em que os integrantes saem cedo e só retornam ao fi­nal do dia, após o horário de pico, a adesão pode ser vantajosa. Assim como para produtores rurais que po­dem adaptar o horário de ir­rigação e para quem trabalha em casa e consegue manter uma rotina nos horários de menor consumo.

Postagens relacionadas

Caixa lançará ‘Dia da Sorte’

Redação 1

Inadimplência – Brasileiros começam o ano mais endividados

Redação 1

VAGA PARA IDOSOS E DEFICIENTES – Transerp autua quatro por dia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com