Tribuna Ribeirão
Educação

MEC antecipa resultados do Enade 2019

WILSON DIAS/AGBR

O Ministério da Educação antecipou em 10 dias a publi­cação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A ante­cipação agiliza a tramitação dos procedimentos de colação de grau nos cursos superiores avaliados em 2019.

Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade 2019 devem ser aces­sados pelos coordenadores de curso pelo Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br/ enade/#!/index), mantido pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio­nais Anísio Teixeira.

Fazer a prova ou justificar a ausência no Enade é obriga­tório. O Inep antecipou para a última terça-feira (24) o início do período para justificativa a não feitura da prova.

Conforme nota do institu­to, “os estudantes inscritos na condição de concluintes e que não compareceram ao exa­me por ocorrências de ordem pessoal ou compromissos pro­fissionais devem fazer a solici­tação de dispensa da prova, via Sistema Enade, para o coorde­nador de seu curso. O período para justificativa de ausência vai até 5 de fevereiro de 2020”.

No mesmo período, as ins­tituições de ensino superior também poderão apresentar “solicitações de dispensa em casos de ausência do estudante devido a compromissos aca­dêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade ou por atos de responsabilidade da instituição”. Os pedidos serão analisados pelo Inep.

O Enade foi criado em 2004 em substituição ao Exa­me Nacional de Cursos (Pro­vão), estabelecido em 1996. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em uma prova com os conteúdos programáticos descritos nas diretrizes cur­riculares dos cursos. A prova mensura atualização, conheci­mento adquirido, competên­cias e habilidades necessárias ao aprofundamento da forma­ção geral e profissional.

Neste ano, 1,2 milhão de estudantes se inscreveram para fazer o Enade. Os alunos avaliados eram vinculados a 8 mil cursos em todo o Brasil de 29 áreas de conhecimento: agronomia; arquitetura e urba­nismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenha­ria ambiental; engenharia ci­vil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; en­genharia de controle e auto­mação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenha­ria mecânica; engenharia quí­mica; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Os cursos que oferecem o grau de tecnólogo são os se­guintes: tecnologia em agrone­gócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em ges­tão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

De acordo com o crono­grama do instituto, em 2020 deverão participar do Enade estudantes dos cursos de ba­charelado ou licenciatura de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins. Também serão aplicados exa­mes nos cursos de ciências humanas e de saúde. Além desses, os estudantes de cur­sos superiores de tecnologia nas áreas de controle e proces­sos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Postagens relacionadas

Ministro da Educação concede novo prazo para que municípios finalizem projetos inacabados

Redação 1

Encceja 2019 será em 4 de agosto, e inscrições de 20 a 31 de maio

Redação 1

Enem 2017 começa neste domingo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com