Grupo de oposição está crescendo
Muitas vertentes partidárias garantem que o bloco de oposição ao governo do PSDB está crescendo, com várias siglas de pequeno e médio porte se candidatando como opção da vez para a população de Ribeirão Preto. Alguns nomes estão em análise para concorrer à vereança, lembrando que as mulheres têm um percentual garantido para a disputa. Difícil está sendo a escolha de quem irá tentar peitar o prefeito Duarte Nogueira Júnior, que tem uma posição definida (embora negue) com o eleitorado que se transformou em bloco monolítico. Por mais que se discuta, critique ou não concorde, a publicidade global e institucional de obras e programas atinge aos mais distantes rincões e oferece ao cidadão uma visão geral, um panorama do todo. As críticas são passageiras, mas as participações do prefeito (imagem e som) chegam aos vários segmentos da sociedade.
Média dos gastos
Prefeitura e Câmara poderão gastar, em ano eleitoral, em publicidade chamada de institucional a média dos últimos três anos. Como o Legislativo não gastou nada, nada de nada é zero. Não poderá fazer publicidade oficial de seus atos e nem de seus vereadores. Se pretender demonstrar trabalho legislativo, terá de melhorar a ação da assessoria de imprensa, que já é contratada.
Empresas
A dúvida é se as empresas contratadas poderão fazer publicidade de suas obras nos quadrantes diferenciados da urbe. A contratada para a execução de um viaduto pode fazer a apologia de seu trabalho sem citar políticos, a não ser a frase simples e fria “Obras da admnistração de 2017 a 2020”. A referida publicidade é questionável, convém verificar o entendimento dos tribunais de contas do país.
Sinalização de obras
Poucos sabem que existe lei aprovada na Câmara e sancionada pelo Poder Executivo, há muito tempo, exigindo que as empresas contratadas pelo município, para realização de obras ou serviços, fiquem responsáveis pela sinalização diurna e noturna. A da noite é através daqueles famosos baldinhos vermelhos com lâmpadas para evitar acidentes. Os custos ficam por conta das empresas que executam as obras. Houve um questionamento por parte de uma delas quando a Transerp determinou que colocasse a sinalização de seus serviços por sua conta e risco. Dura Lex, sede lex. A lei é dura, mas é a lei.