Tribuna Ribeirão
Geral

Convênio cria 60 vagas para aprendizes em RP

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A prefeitura de Ribeirão Preto fechou parceria com a Justiça do Trabalho que pos­sibilitará a criação de aproxi­madamente 60 vagas de apren­dizes para atuação no Fórum Trabalhista. A assinatura do convênio entre a Fundação Educação para o Trabalho (Fundet) e o Judiciário ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, no Palácio do Rio Branco.

Estavam presentes o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), o juiz Ricardo Braga Monte Serrat, o presidente da Fundet, Plauto Garcia Leal Fi­lho, e Márcia Mendes, juíza titu­lar da 5ª Vara e coordenadora do Juizado da Infância e Adolescên­cia de Ribeirão Preto.

Com a medida, serão con­tratados, inicialmente, cerca de 60 jovens a partir de 16 anos de idade, vinculados à Fundação Casa, para atuarem no Fórum do município exercendo diver­sas atividades ligadas ao Direi­to. Será realizado um processo seletivo e poderão participar os jovens em liberdade assistida.

Os aprendizes selecionados serão contemplados por um curso de 17 meses ministrado pelo Senac e outro de sete meses pela Martec – Instituto de Edu­cação e Desenvolvimento Social. Serão treinamentos de atendi­mento de telefone, atendimento em balcão, entrega de docu­mento e atendimento em geral, além de atividades específicas da área de Direito para que possam compreender termos técnicos.

“O objetivo da Fundet é colocar jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Estamos mexendo agora no ponto mais delicado, que é a Fundação Casa, que é exatamente o que a gente busca. Neste caso específico, é uma exi­gência que esses jovens venham da Fundação Casa. Temos um objetivo social e de engajamen­to”, disse o presidente da Fundet.

Ainda de acordo com Leal, a autorização da Justiça do Traba­lho de Ribeirão Preto para que os aprendizes possam atender às autarquias e empresas de econo­mia mista, além das secretariais municipais, permitirá a cria­ção de mais oportunidades a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir de janeiro, a expectativa é que sejam abertos processos seletivos para estagiários em diversos órgãos da prefeitura.

Fundet
A Fundação de Educação para o Trabalho (Fundet) exis­te desde 1972. Foi criada pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira e sempre administrou o programa de aprendizagem aos jovens de Ribeirão Preto. Os aprendizes da Fundet, com idade entre 14 e 16 anos, rece­bem também formação teórica nas áreas de informática, rotinas administrativas, direitos traba­lhistas, orçamento familiar entre outros, para exercerem ativida­des práticas na Prefeitura, secre­tarias municipais, autarquias e empresas públicas.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Os Três Cervejeiros

Redação 1

Parte da Barão do Amazonas ficará fechada por 20 dias

Redação 2

Cratera em avenida preocupa motoristas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com