A prova do vestibulinho de 2020 (primeiro semestre) da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, na rua Tamandaré, nos Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto, será neste domingo, 15 de dezembro. Serão oferecidas 1.120 vagas, totalmente gratuitas, nas áreas de saúde, gestão e negócios, infraestrutura e indústria.
A Etec José Martimiano da Silva oferece cursos técnicos em administração, secretariado, mecânica e mecatrônica, eletrônica, edificações, recursos humanos, serviços jurídicos, nutrição & dietética, desenvolvimento de sistemas, comércio, entre outros. A escola técnica atende, atualmente, 2.594 alunos.
A escola conta também com extensão na Escola Estadual Professora Amélia dos Santos Musa, na rua Espírito Santo, no Ipiranga, na mesma região de Ribeirão Preto, onde estudam 520 alunos da Etec, e na Escola Estadual Winston Churchill, em Sertãozinho.
No total, segundo informações do site www.vestibulinhoetec.com.br, as duas unidades receberam 2.957 inscrições – 2.538 para os cursos da rua Etec José Martimiano da Silva, na rua Tamandaré, e mais 419 para os da Professora Amélia dos Santos Musa, na rua Espírito Santo.
Ainda segundo informações do site, o curso mais procurado é o de administração – integrado ao ensino médio, nos dois períodos (manhã e tarde), com 428 candidatos para 40 vagas, média de 10,7 concorrente por vaga. Já o curso de secretariado, período da tarde, tem o menor número de inscrições: 64 para 40 postos, média de 1,6 candidato por vaga.
Novo curso
Neste ano, a Etec José Martimiano da Silva também contará com o curso técnico em cozinha, com ênfase em gastronomia, no período da manhã. O técnico em cozinha é o profissional que planeja, organiza, executa e supervisiona o trabalho em serviços de alimentação. Atua na organização da cozinha, na elaboração do mise en place, selecionando e preparando a matéria-prima.
Participa da elaboração e organização dos pratos do cardápio. Executa cortes e métodos de cocção, utilizando as práticas de manipulação de alimentos. Opera e mantém em bom estado dos utensílios, equipamentos e maquinário de cozinha. Armazena os gêneros alimentícios e controla estoque, consumo e custos.
Os portões das escolas serão abertos às 12h30 e fechados, impreterivelmente, às 13h30, horário do início do exame, que terá quatro horas de duração. No site do vestibulinho o candidato encontra os locais das provas. Em todo o estado há vagas para os ensinos técnico, integrado, médio e especialização técnica, além de remanescentes de segundo módulo para nove cursos técnicos.
Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e documento original com foto – pode ser a cédula de identidade (Registro Geral, o RG), cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida nos termos da lei federal nº 9.503/97.
Também serve documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, vale como documento de identidade em todo o País – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Economia (Coren), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), entre outros –, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou passaporte brasileiro dentro da validade.
A prova terá 50 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano. O gabarito oficial será divulgado no dia 15 de dezembro, a partir das 18 horas, nos sites www.cps.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.