Tribuna Ribeirão
Cultura

Charles Dickens no Clube do Livro

Encerrando as atividades de 2019, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia sua agenda para este final de dezembro. Os encon­tros acontecem na sede da entidade, na rua Professor Ma­riano Siqueira nº 81, no Jardim América, Zona Sul. Todas as atividades são abertas à popu­lação e gratuitas.

O último encontro de 2019 do Clube do Livro, atividade permanente da instituição, acontece neste sábado, 14 de dezembro, às 16 horas. O livro desta edição será “Canção de Natal”, do romancista inglês Charles Dickens (1812-1870), obra de 152 páginas vencedora do prêmio FNLIJ de 1996 da Fundação Nacional para o Li­vro Infantil e Juvenil.

O livro traz uma narrativa que acontece na véspera de Natal, quando um velho ho­mem de negócios londrino, amargo, avarento, implacável e desumano, recebe durante a noite a visita do fantasma do seu ex-sócio, Jacob Marley. Em seguida, ele recebe também os Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro que desper­tarão, de forma terrificante, a consciência e o verdadeiro sentido da época natalina.

“Considerado um dos principais clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dicke­ns, o livro foi escrito em menos de um mês originalmente para pagar dívidas”, destaca a cura­dora do Clube do Livro, a bi­bliotecária Gabriela Pedrão.

Neste ano, já foram tema de debates as obras “Pedro Páramo”, de Juan Rulfo (1917- 1986); “Perto do coração sel­vagem”, de Clarice Lispector (1920-1977); “Intermitências da morte”, de José Saramago (1922-2010); “O som e a fúria”, de William Faulkner (1897- 1962); “O deus das pequenas coisas”, de Arundhati Roy; “A Festa do Bode”, de Mário Var­gas Llosa; “O avesso da vida”, do norte-americano Philip Roth (1933-2018); “Desonra”, do sul-africano J.M. Coetzee; e “O Capote”, de Nikolai Gógol (1809-1852).

Super-heróis e HQ
Já para os fãs de super-he­róis e histórias em quadrinhos, acontece no dia 21, sábado, às 15 horas, o lançamento da terceira edição da HQ “Esca­pe para o Perigo”, do roteirista ribeirão-pretano Ricardo Bar­bieri. Ele comenta que, quando criança, lia histórias de heróis e se inspira nas grandes sagas, das décadas 1970 e 80, época de prata e bronze dos quadrinhos.

“As histórias são carre­gadas. Quem começa a ler, precisa conhecer tudo o que aconteceu nos anos anterio­res. Portanto, nossa intenção é trazer histórias independentes, sem a necessidade de conhecer o que aconteceu hoje”, explica.

Além de histórias indepen­dentes, as HQs do roteirista também contêm uma saga, que ele pretende encerrar com a 7ª edição. “Por mais que tenham histórias diferentes, todas fa­zem parte do mesmo univer­so”, reforça Barbieri. Para ele, é uma satisfação ter seu trabalho reconhecido e participar desta terceira edição do projeto.

“Tenho uma satisfação muito grande por este traba­lho. Existem personagens que escrevi quando tinha 9 anos. É uma realização pessoal que me possibilitou conhecer artistas brasileiros”. O trabalho é fruto da parceria entre o roteirista, editor e desenhista Ricardo Barbieri, com o outro editor, diagramador e designer gráfi­co, Adilson Terrível.

João Dinardi, Osvaldo Ruiz, Dan Medeiros e Paulo Fritoli completam o time de desenhistas, além da partici­pação especial do responsável pela saga “Hulk Imortal”, da Marvel Comics, Joe Bennet, e Carlos Reno, desenhista da capa. As cores ficam sob a responsabilidade de Thiago Fachini, Luiz Menechino, Vi­nicius Falcão, Dan Medeiros, Paulo Fritoli, Adilson Terrível e Carlos Reno. Adilson Terrí­vel, cuida das letras da HQ.

Postagens relacionadas

Exposição fotográfica homenageia os 100 anos da Orquestra Sinfônica

William Teodoro

Cia. Minaz apresenta obra-prima de Mozart

Redação 1

Soprano cantará ‘Menina paulista’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com