Monte Alto parou na última quarta-feira, 11 de dezembro, para acompanhar o transporte da fuselagem de uma aeronave ATR-42 da extinta Pantanal Linhas Aéreas – empresa comprada pela TAM Linhas Aéreas (atual Latam) em 2009 por R$ 13 milhões – e que agora vai ser transformada em um ambiente do restaurante Quintal Armazém, do Armazém Santo Onofre, segundo informações do jornal O Imparcial.
Muita gente pensou que o avião havia caído na cidade. Uma carreta e um guindaste transportaram a fuselagem do avião até o antigo estacionamento da prefeitura de Monte Alto, no cruzamento das ruas Ananias de Carvalho e Gustavo Godoy, no Centro – o trecho precisou ser interditado por aproximadamente duas horas para que a estrutura não atingisse os imóveis nas imediações.
Com capacidade para até 50 passageiros, o ATR-42 é um avião bimotor de porte médio, utilizado geralmente por companhias aéreas regionais em voos domésticos. O empresário, André Mathias, não revela o valor do investimento, mas explica que a aeronave será colocada no novo espaço de um restaurante que ele e o irmão possuem há oito anos, e que se tornou ponto de encontro dos jovens em Monte Alto.
Ele diz que já tinha vontade de comprar uma aeronave para abrir um negócio diferente, mas a logística – transporte e despesas – retardaram a iniciativa, até que um amigo encontrou a fuselagem do ATR-42 em São Carlos. O empresário informa que de terça a quinta-feira o estabelecimento vai trabalhar como restaurante oriental.
Às sextas-feiras e nos sábados vai virar bar com balada. Também informa que está ampliando o espaço com um terceiro ambiente, aberto e com estacionamento para mais de 70 carros. O novo espaço do restaurante será inaugurado neste sábado (14), mas ainda com a aeronave lacrada. O ATR-42 será restaurado e aberto ao público só daqui a cinco meses. As asas e a cauda deveriam chegar a Monte Alto nesta quinta-feira (12).