Samanta Pineda encerra mais um ciclo profissional nesta sexta-feira, 13 de dezembro. Após três anos na presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Ribeirão Preto, ela entrega o cargo para seguir com os outros compromissos profissionais. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), a nova presidente será anunciada ainda hoje.
Segundo o colunista Amir Calil Dib, do Tribuna, um nome forte nos bastidores do Palácio Rio Branco é o da empresária Renata Corrêa Gregoldo. “Agradeço a cada cidadão de Ribeirão Preto a oportunidade e o aprendizado. O Fundo Social realiza um trabalho essencial para a cidade e foi uma honra estar à frente dele nestes três anos. Desejo que cada dia mais a solidariedade desperte nos corações ribeirão-pretanos”, comenta Samanta Pineda.
Ela deixa a presidência dias depois do tradicional Bazar Solidário, promovido de 9 a 12 de dezembro, que arrecadou roupas, bijuterias, sapatos e utensílios domésticos, entre outros objetos, novos ou usados e em bom estado, que foram vendidos a partir de R$ 2. É sócia fundadora do escritório Pineda & Krahn Sociedade de Advogados, com sede em Curitiba (PR) e filial em Ribeirão Preto.
No final do mês de novembro, Samanta Pineda recebeu o título de cidadã ribeirão-pretana da Câmara de Vereadores em reconhecimento aos serviços prestados ao município e ao País, pelo trabalho na elaboração do Código Florestal. A proposta partiu de Rodrigo Simões (PDT) e foi aprovada por unanimidade em sessão do Legislativo, em agosto deste ano. A solenidade contou com diversas autoridades de Ribeirão Preto e região na Câmara Municipal, no último dia 27.
“Ribeirão Preto para mim é amor e superação. A cidade pulsante que me acolheu e que eu amei desde o início. Tenho a sensação de que a minha cidade natal é aqui, porque não medi esforços para dar o meu melhor”, comentou ela, na época. Samanta Pineda nasceu em Curitiba, no Paraná, e fez sua história na advocacia e na área ambiental.
Além de sócia fundadora de um escritório jurídico, com sede em Curitiba e filial em Ribeirão Preto, Samanta Pineda é professora convidada no MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e de Brasília e do Insper/SP, onde ministra aulas de Direito Ambiental. Em Ribeirão Preto, assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade em janeiro de 2017 e desenvolveu vários projetos e ações voltados para a comunidade.
Logo nos primeiros dias, arrecadou mais de 16 mil itens de material escolar para alunos da rede municipal de ensino. Samanta também se engajou na criação de um time profissional de vôlei, sempre com foco social. A equipe resgatou o esporte na cidade com títulos e os jogos tiveram recorde de arrecadação de alimentos, fraldas, leites e brinquedos.
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, criou uma Comissão Intersecretarial de Resíduos e está reformulando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos em conjunto com a Região Metropolitana. Ela também implantou a primeira Escola da Moda de Ribeirão Preto, onde professores capacitados formam alunos carentes em corte e costura e tendências da moda, possibilitando geração de renda.