Sob a regência da maestrina Gisele Ganade e acompanhados pelo pianista Lucas de Paula, os mais de 100 cantores dos corais Infantil, Pré-juvenil, Juvenil, Pop e Lírico da Cia. Minaz se juntam para realizar os mais diversos concertos em Ribeirão Preto e em duas cidades da região, na Igreja Matriz de Descalvado (dia 14, às 20 horas) e no Teatro Municipal de Viradouro (dia 16, às 19h30), ambos com entrada franca. Para fechar a temporada com chave de ouro, a companhia vai apresentar o tão aguardado “Concerto dos Meninos Cantores nas Janelas do Pinguim”, neste domingo, 15 de dezembro, a partir das 20 horas.
Esta será a 23ª edição do evento. No repertório estão obras sacras como “Hallellujah”, de Leonardo Cohen (1934- 2016), e também as tradicionais canções de natal como “Noite Feliz” – letra do padre Joseph Mohr (1792-1848) e música de Franz Gruber (1787-1863) –, “Sinos de Belém” – “Jingle Bells”, de James Lord Pierpont (1822- 1893), com versão de Evaldo Rui Barbosa (1913-1954) –, “Bom Velhinho” (“Sapatinho de Natal”) – composição atribuída a Octávio Babo Filho (1915-2003) – e “Boas Festas” – Assis Valente (1911-1958) –, entre outras.
Além dos corais da Cia. Minaz, estão sendo realizados em dezembro concertos com as crianças do “Projeto Cantar”, grupos coordenados pela companhia que acontecem em Ribeirão Preto, Jardinópolis, Cravinhos, Sertãozinho e Viradouro. No concerto dos Meninos Cantores, mais de 200 crianças e adolescentes cantam as tradicionais canções de natal, regidos pela maestrina Gisele Ganade, acompanhados pelo pianista Lucas de Paula, por Thiago Carbonari na percussão, com a participação do “Papai Noel” em intervenções cênicas complementando o concerto.
A apresentação será às 20 horas em frente à Choperia Pinguim do calçadão, nas janelas do Edifício Meira Júnior, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. Criada por Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’Acol em 1990, em Campinas, com o intuito de formar público e novos profissionais para a música vocal e para a ópera em cidades de interior, a Cia. Minaz teve sua estreia com a montagem da ópera bufa “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), apresentando-se em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte conquistou o “Prêmio Estímulo” da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas com seu projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Sediada desde 1992 em Ribeirão Preto mantém um coral lírico, um coro juvenil, um pré-juvenil, dois corais infantis, um madrigal e solistas que se formam em sua escola de canto através de bolsas de estudo. Os corais da Cia. Minaz realizam espetáculos e concertos mantendo um vasto repertório, tendo sido regidos por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuck, Túlio Colacioppo, Cláudio Cruz, Victor Hugo Toro, Norton Morozowicz, entre outros.
A Cia. Minaz possui em seu repertório diversos títulos de óperas, concertos e musicais apresentados em diversas cidades tendo como sua sede o Teatro Minaz onde acontecem suas temporadas de óperas, ópera estúdio, musicais, cursos, palestras e concertos. Mantém suas temporadas através de projetos da Lei Rouanet e Programa de Ação Cultural (ProAC), tendo sido Ponto de Cultura em convênio com governo federal e a prefeitura de Ribeirão Preto.