Murilo Bernardes
Há três anos o futebol amador de Ribeirão Preto voltou a figurar entre as principais atrações esportivas da cidade. Com a criação da Copa Tonin, os amantes do futebol voltaram a ter oportunidade de participar de um campeonato organizado e que fomenta o esporte nas camadas mais humildes de Ribeirão.
Capitaneada pelo vereador André Trindade (DEM), a competição vem se expandindo a cada ano, e na última edição, encerrada no domingo (1), dezenove equipes disputaram o título. O grande campeão foi o Jardim Paulista, que bateu o Paulista nos pênaltis e levantou o caneco.
A competição contou com diversos nomes conhecidos no futebol profissional, que abrilhantaram ainda mais o campeonato. Acleisson, Mirita, Citta Jr, Augusto Ramos, Osni, Lucas Kevin, Vinicius, Tenner e Wesley são alguns dos exemplos que podem ser citados.
Segundo Trindade, o futebol amador é extremamente importante para a sociedade como um todo, porque promove o entretenimento e integração entre as pessoas, além da prática esportiva.
“O futebol amador é de suma importância para a cidade, porque é uma atividade democrática. É muito mais do que aqueles que jogam, também tem aqueles que vão para torcer e que, talvez, tenham naquele evento, o único divertimento do final de semana. É gratuito, aberto para todos, isso promove interação entre as pessoas do bairro, movimenta o comércio e gera entretenimento para os moradores das comunidades”, disse Trindade.
O vereador também ressaltou que o nível de profissionalismo do campeonato cresceu, porque os participantes entenderam a importância da organização e divulgação dos jogos. O torneio não recebe nenhum tipo de verba pública.
“Nos últimos três anos nós contamos com grandes patrocinadores, sem dinheiro público, e estamos crescendo cada vez mais. Todos entenderam o recado, deixou de ser um campeonato com lances mais duros, com violência, e com eles entendendo a importância do patrocínio, de estar bem uniformizado, de trabalhar a comunicação, o campeonato subiu de patamar”, reiterou Trindade.
Com duração de cinco meses, a Copa Tonin movimentou seis campos da cidade durante este período. Vila Virgínia, Vila Carvalho, Simioni, Quintino II, Avelino Palma e Geraldo de Carvalho foram os bairros que abrigaram os jogos da competição.
A Copa Tonin teve transmissão de um jogo por rodada na TV aberta e nas redes sociais, através do Facebook. O torneio virou sensação na cidade e levou muitas pessoas aos jogos. A média de público variou entre duzentas e mil pessoas, de acordo com a relevância da partida.
Nesta temporada foram 570 jogadores inscritos. Para o ano que vem, a tendência é que este número tenha um ligeiro crescimento, já que o torneio volta a ser disputado por 20 clubes. Com muitas equipes interessadas em participar, segundo a organização, a tendência é que em breve seja criada uma liga de acesso para a Copa Tonin.