Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Senadora diz que preço da carne está abaixo do ideal

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) afirmou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, durante o seminário Ferrovia Essencial, que o aumento do preço da carne não represen­ta novo patamar e que o valor está abaixo do ideal. “É muito importante considerar que esse preço atual, se a gente for contabilizar e retroagir, ainda não está no patamar que deve­ria estar em comparação com o passado”, defendeu.

Para a ex-ministra da Agri­cultura, a arroba do boi gordo deve ficar mais barata nas pró­ximas semanas. Ela destaca que o aumento de preço ocorreu por questões pontuais, como o aumento de exportações de car­ne bovina para a China como substituição a carne de porco em meio à peste suína. Essa é a visão do governo federal.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, depois de dizer que o cenário não teria mudan­ças em curto prazo, afirmou que o mercado está sinalizando uma redução no preço da arro­ba do boi gordo e que o preço da carne “deve se normalizar em breve para o consumidor”. Kátia Abreu destacou ainda a guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Na análise da senadora, a perspectiva é que o país asiá­tico busque outros parceiros a médio prazo. “Isso ampliou o mercado para o Brasil não só na área de carnes, mas em ou­tras áreas também”, afirma. “A vida é assim, o mercado fun­ciona assim. As agruras de um são a alegria de outros.”

Em Ribeirão Preto, o pre­ço da carne registrou aumento real de 40% em um mês – no estado de São Paulo a arroba do boi gordo subiu, em média, 35%. Algumas redes de super­mercados têm afirmado que a exportação está limitando a oferta da proteína no País, além de inflacionar o produto.

A ministra Tereza Cristi­na nega falta de oferta para o mercado nacional. “Não é ver­dade. Primeiro, o Brasil tem 215 milhões de cabeças de gado. Então, não é um rebanho para acabar amanhã. Segundo, realmente o mercado chinês mexeu com as exportações, e não só da carne brasileira, mas da carne argentina, paraguaia, uruguaia. É muito grande a ne­cessidade da China”.

“Além de o Brasil abrir as exportações, temos de lembrar que o boi tinha um preço re­presado há três anos. O pecua­rista estava tendo prejuízo nes­se período”, declara a ministra. “Antes, o produtor vendia uma arroba por R$ 140, em média. O que aconteceu é que, nesse primeiro momento de abertu­ra, com a China pagando um preço muito bom, houve esse momento, digamos, de euforia. Em São Paulo, uma arroba está sendo vendida a R$ 231”.

Em menos de três meses, o contrafilé registrou índices de aumento acima de 50% e o coxão mole, de 46%, no pre­ço de custo que acaba sendo repassado ao consumidor, se­gundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O Ministério da Agricultura afir­mou que está acompanhando de perto a situação e acredita que o mercado “vai encontrar o equilíbrio”.

Risco de desabastecimento
A elevação no ritmo de ex­portações de carne bovina para a China provocou uma alta nos preços internos da proteína, mas não gera risco de desabas­tecimento, diz o diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres. “Não há nenhuma possibilida­de de faltar carne para o consu­midor”, afirma. Passada a eufo­ria maior no mercado físico, a tendência é de que o ritmo dos negócios mantenha os preços da arroba do boi próximos dos atuais níveis até o fim deste ano, estima o especialista.

O efeito do preço da carne vermelha no valor do frango e do peixe está sendo analisado de perto pelo governo. A ava­liação é de que a inflação de outras carnes seria um movi­mento natural de livre merca­do, ou seja, com o aumento da procura por frango e também por peixe, é de se esperar que haja reajuste nos preços desses itens, principalmente nesta época de fim de ano.

Postagens relacionadas

Regulamentação do transporte por aplicativo em RP só será votado após recesso da Câmara

Redação

Presidente Temer confirma presença em evento nesta quarta em Ribeirão

Redação

Idosos: RP inicia agendamento para aplicar segunda dose

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com