No último domingo, 1° de dezembro, a Casa da Memória Italiana, patrimônio cultural de Ribeirão Preto, inaugurou novas áreas de convivência durante um café da manhã exclusivo para convidados. Um ambiente para café, banheiros que atendem aos visitantes e uma área de serviço são destinados ao acolhimento de todos os públicos.
Os locais fomentam a programação de ações culturais para 2020 e geram mais envolvimento de públicos ao agregarem acessibilidade, conforto e preservação da memória italiana e da história de Ribeirão Preto. A obra, realizada em parceria com 14 das 40 empresas participantes da Elenco Associados, tem projeto assinado por três profissionais premiados em suas categorias de atuação: o engenheiro José Vicente Elias Amendola, a arquiteta Luciana Fava Scare e o designer de interiores Bruno Castanhari – C4 Arquitetos.
O projeto, uma conquista baseada no trabalho voluntário e na paixão por arquitetura histórica, preserva o estilo arquitetônico original do quintal. A distribuição das áreas de serviço e as esquadrias das portas e janelas foram preservadas e adequadas ao uso contemporâneo do museu casa.
Domingo na Casa
Além da inauguração, o Domingo na Casa também contou com programação de café da manhã, apresentação do Coro Memorie d’Italia, oficina de arte, exposição de esculturas de Elson Sposito e visita à 3ª Expo de Arte Contemporânea da Casa da Memória Italiana. Ainda, o evento voltado aos colaboradores e à diretoria da instituição promoveu um encontro entre os Associados da Elenco e profissionais de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores, que se reuniram para celebrar mais essa conquista em prol de toda a comunidade.
A Casa da Memória Italiana fica na rua Tibiriçá nº 776, no Centro de Ribeirão Preto. Em de janeiro de 2020 voltará com a programação de visitação às quintas-feiras, às 15 horas, e aos sábados, às dez da manhã. O tour, que é gratuito, tem duração de até 1h30 e pode ser agendado pelo telefone (16) 3625-0692 ou pelo e-mail contato@casadamemoriaitaliana.com.br.