A fotografia do maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp), Reginaldo Nascimento, está estampada no programa “Arts for a Better Tomorrow”. Ele será o regente do concerto da Aurora Symphony Orchestra, em Aurora, no Estado do Colorado (EUA), em maio de 2020, com solo da trompista Natasha Reiners, música da orquestra norte-maricana.
O titular da Sinfônica de Ribeirão Preto já conduziu concertos na Tarleton University (Texas), Southern University (Louisiana), Sonoma County Philharmonic (EUA) e Louisiana Chamber Orchestra – todas nos Estados Unidos –, Radomska Orkiestra Kameralna (Polônia), MÁV Symphony Orchestra (Hungria) e Murmansk Philharmonic Orchestra (Rússia).
Em parceria com a Colorado State Music Teachers Association, a Aurora Symphony traz um projeto anual educacional para incentivar jovens músicos talentosos. Antes do concerto, o maestro titular da Aurora Symphony Orchestra, Norman Gamboa, fará uma explanação sobre o programa da noite, que terá “Glass Bead Game: Horn Concerto”, de James A. Beckel, e “Symphony I”, de Luis Diego Herra.
Reginaldo Nascimento é maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e violinista. Iniciou estudos musicais na Congregação Cristã no Brasil. Estudou na Universidade Livre de Música, em São Paulo. Teve como professores Nadilson Gama, Elina Suris e Cláudio Cruz – outro violinista que já foi maestro titular da Osrp.
Como solista e camerista apresentou-se junto à Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara do Sesc Vila Nova, Orquestra Municipal de Barretos, Orquestra do Festival de Prados e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Em turnê pelos Estados Unidos (2015-2016), realizou recitais na Tarleton University, Hardin Simmons University (Texas) e Southern University (Louisiana).
Como regente iniciou sua formação com Cláudio Cruz. Participou de masterclasses na Polônia (maestro Jonathan Brett) e Hungria (maestrina IlónaMeskó). Venceu o segundo prêmio da 2nd Conducting Competition na Hungria (2012). É comendador da Ordem do Mérito Carlos Gomes, pela Associação Brasileira de Arte e Cultura.
Atuou como regente convidado à frente da Radomska Orkiestra Kameralna (Polônia), MÁV Symphony Orchestra (Hungria), Murmansk Philharmonic Orchestra (Rússia), Sonoma County Philharmonic (EUA), Louisiana Chamber Orchestra e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes, Orquestra Filarmônica Jovem de Ribeirão Preto e da Camerata Jovem Beethoven.
Participou como regente assistente do Festival de Inverno de Campos do Jordão (2011) e como regente da orquestra de câmara do Festival de Música de Curitiba (2015 e 2016). Atuou como regente do Festival Fiato ao Brasile, edições em Ribeirão Preto, Brasil, e Faenza, Itália (2017 e 2018). É cidadão ribeirão-pretano – título concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. É formado em Música pela Universidade de São Paulo (USP).