Nos domingos de dezembro, a partir deste dia 1º, das oito às 12 horas, o Parque Municipal Tom Jobim, no Jardim Procópio Ferraz, na Zona Oeste de Ribeirão Preto, irá receber os projetos “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto”, realizados pela Secretaria Municipal da Cultura.
As ações compõem a agenda natalina da prefeitura de Ribeirão Preto. O objetivo principal destes projetos é o incentivo à leitura e à formação de novos leitores por meio da contação de histórias. No dia 8, excepcionalmente, os projetos não estarão no parque e, sim, na avenida Nove de Julho, com atividades das nove às 13 horas.
O evento vai compor a agenda da “Nove Aberta”, ação que busca ressignificar o modo de ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos para que se sintam pertencentes a esses locais. Uma rua aberta é um espaço destinado temporariamente para atividades de cultura, lazer e esportes que ocupem lugares que antes eram exclusivos aos veículos automotores.
Em outubro, o projeto aconteceu no Parque Municipal Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e, em novembro, no Parque Municipal Doutor Luis Carlos Raya. “O Projeto tem alcançado nosso principal objetivo que é divulgar o trabalho da Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida e incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos. Ocupar diferentes espaços como parques municipais, Casa da Cultura e escolas municipais ajuda a ampliar não só o atendimento como a difusão de políticas públicas”, salienta a coordenadora do projeto, professora Luciana Gasparini.
Os contadores de histórias apresentarão o projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” – Além do “Viajando com as Histórias”, que visa propiciar cultura, conhecimento, princípios e contribuir para a construção de relacionamentos afetivos saudáveis, aproximando a família por meio de atividades lúdicas, integrando pais e filhos. Busca também estimular o gosto pela leitura por meio do empréstimo de livros e a doação de obras de literatura brasileira, visando a manutenção e ampliação do projeto.
Para colaborar com a ação, a população pode levar os livros diretamente ao parque ou, durante a semana, na Biblioteca “Guilherme de Almeida” (Casa da Cultura, na praça Alto do São Bento s/nº). Os livros devem estar conservados e ser, de preferência, de literatura brasileira. Mais informações pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 206.