Nas últimas semanas, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) disponibilizou um grupo de especialistas da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) para atuar em conjunto com os técnicos da prefeitura na regularização dos prazos de análise de viabilidade para posterior abertura de novas empresas no município. A integração ao sistema Rede SIM (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios), de abertura e fechamento de empresas, gerou falhas e congestionamento.
A Acirp, que opera o escritório Regional da Jucesp em Ribeirão Preto, garantiu a agilidade no processo, com análise de mais de 250 protocolos por dia, junto aos outros especialistas. Os protocolos foram reduzidos de 1.800 para 1.321 até 19 de novembro. Com isso, estima-se que até 10 de dezembro seja normalizado todo o sistema. O processo de abertura de empresas vem sendo estudado e otimizado no país com objetivo de facilitar o registro e legalização dos negócios, principalmente de atividades com baixa sujeição de riscos.
Ribeirão Preto lidera positivamente o cenário com abertura de empresas em menos de 24 horas. As ações que asseguram a liderança são da parceria Acirp-Jucesp, que trabalha de forma integrada com uma equipe que empreende velocidade, agilidade e seriedade em todas as solicitações. “Somos referência no Estado de São Paulo quando se fala em abertura de empresas. Recebemos mais de três mil processos por mês, sendo que 85% são analisados e aprovados em até 24 horas”, garante Dorival Balbino, presidente da ACIRP.
Até o momento, foi possível resolver problemas como Melhoria do Rede SIM em parametrização, filtros, visualização; erros de sistema em tela para contabilistas; emissão do Certificado de Licenciamento Integrado (CLI), recebimento pela SPG de e-mails de licenciamento da Rede SIM, webservice para a Secretaria Municipal da Fazenda retomando funcionamento parcial.