Tribuna Ribeirão
Economia

Acirp analisa 250 protocolos por dia

RAFAEL CAUTELLA

Nas últimas semanas, a Associação Comercial e In­dustrial de Ribeirão Preto (Acirp) disponibilizou um grupo de especialistas da Jun­ta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) para atuar em conjunto com os técnicos da prefeitura na regularização dos prazos de análise de viabi­lidade para posterior abertura de novas empresas no muni­cípio. A integração ao sistema Rede SIM (Rede Nacional para Simplificação do Regis­tro e Localização de Empresas e Negócios), de abertura e fe­chamento de empresas, gerou falhas e congestionamento.

A Acirp, que opera o escri­tório Regional da Jucesp em Ribeirão Preto, garantiu a agili­dade no processo, com análise de mais de 250 protocolos por dia, junto aos outros especialis­tas. Os protocolos foram redu­zidos de 1.800 para 1.321 até 19 de novembro. Com isso, esti­ma-se que até 10 de dezembro seja normalizado todo o siste­ma. O processo de abertura de empresas vem sendo estudado e otimizado no país com objeti­vo de facilitar o registro e lega­lização dos negócios, principal­mente de atividades com baixa sujeição de riscos.

Ribeirão Preto lidera po­sitivamente o cenário com abertura de empresas em me­nos de 24 horas. As ações que asseguram a liderança são da parceria Acirp-Jucesp, que trabalha de forma integrada com uma equipe que empre­ende velocidade, agilidade e seriedade em todas as solici­tações. “Somos referência no Estado de São Paulo quando se fala em abertura de empre­sas. Recebemos mais de três mil processos por mês, sen­do que 85% são analisados e aprovados em até 24 horas”, garante Dorival Balbino, pre­sidente da ACIRP.

Até o momento, foi possí­vel resolver problemas como Melhoria do Rede SIM em parametrização, filtros, visu­alização; erros de sistema em tela para contabilistas; emis­são do Certificado de Licen­ciamento Integrado (CLI), recebimento pela SPG de e-mails de licenciamento da Rede SIM, webservice para a Secretaria Municipal da Fa­zenda retomando funciona­mento parcial.

Postagens relacionadas

Economia criativa vai gerar 1 milhão de empregos até 2030

William Teodoro

Preço do etanol tem novo recorde em RP

Redação 1

Preços de hortaliças voltam a cair no país 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com