Tribuna Ribeirão
Geral

Plano Diretor – Prefeitura apresenta dois projetos de lei

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) e o secretário municipal de Planejamento e Gestão Pública, Edsom Orte­ga, apresentaram na manhã desta quarta-feira, 27 de no­vembro, dois projetos de lei que integram o conjunto da le­gislação complementar ao Pla­no Diretor de Ribeirão Preto e serão enviados à apreciação da Câmara Municipal.

Um dos projetos de lei pro­põe aperfeiçoamentos no Có­digo de Obras do Município, como a prorrogação do prazo para a legalização de imóveis e uma modulação para o cálculo de multa, visando preservar o interesse público e evitar confli­tos com outras leis. “O municí­pio não tem interesse em fazer disso um procedimento de arre­cadação de recursos, muito pelo contrário. Queremos induzir os munícipes a regularizarem seus imóveis, então vamos propor à Câmara que haja uma modula­ção”, afirmou Ortega.

O segundo projeto de lei institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana, o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob­-RP) e o Plano Viário de Ribei­rão Preto, incluindo a criação do Conselho Municipal de Mobi­lidade Urbana (Comob), que será composto por 20 mem­bros, de forma paritária entre o poder público e a sociedade civil organizada. Para sua ela­boração, foram realizadas 19 audiências e percorrido um longo caminho de estudos e debates, com a apreciação de inúmeras contribuições para acolhimento ou recursa técni­ca justificada. O material tam­bém foi submetido à apresen­tação ao Conselho Municipal de Urbanismo (Comur).

No projeto de lei, a mobilida­de urbana é abordada com foco na promoção do acesso às opor­tunidades que a cidade oferece para todos seus habitantes, a es­truturação do transporte públi­co coletivo, do transporte por bi­cicleta e dos deslocamentos a pé em curtas distâncias, associados à promoção do desenvolvimen­to das Unidades de Ocupação Planejada. “É importante ressal­tar que a nossa cidade passa a ter algumas boas vitrines. Ribeirão saiu de uma cidade decadente, deteriorada, para uma cidade que se aflora, que se reorganiza”, diz o prefeito.

“Temos o Programa Ribei­rão Mobilidade aplicando mais de meio bilhão de reais dentro desse novo conceito mobilidade urbana, com 28 obras, 56 qui­lômetros de corredor de ônibus que serão eletronicamente orga­nizados e gerenciados, passamos de 330 quilômetros de asfalto novo e, dos 18,5 quilômetros de ciclovias em 2017, passaremos para 60 no final do ano que vem, triplicando o número de ciclo­vias na cidade, já com planeja­mento de alcançarmos 120 qui­lômetros”, esclareceu o prefeito Duarte Nogueira.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

STF permite demissão sem necessidade de justa causa

William Teodoro

Governo libera mais R$ 1,4 bi para vacinas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com