Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Louveira investe no Agroturismo

O turismo rural, que já é uma prática bastante intensa nos estados do Sul, começa a ganhar destaque no interior de São Paulo. Uma iniciativa que conseguiu desencadear esse processo foi a criação do Circuito das Frutas, que reúne vários municípios do estado. A cidade de Louveira, que está a 70 km da capital paulista, reúne cerca de 10 atrativos ligados à produção agrícola, com destaque para a produção de frutas e horta­liças – a cidade tem uma das mais fortes produções de uva do interior de São Paulo.

Os passeios permitem que as famílias se desconectem do caos urbano e mergulhem em atmosferas mais calmas e aco­lhedoras. Louveira reúne um ótimo roteiro de passeios para finais de semana e feriados. Fundada por imigrantes ita­lianos, a pequena cidade ofe­rece várias opções de fazendas e propriedades rurais de fa­mílias tradicionais, que viram no turismo rural uma oportu­nidade de resgatar as origens e proporcionar aos visitantes experiências únicas.

A hospitalidade é outra marca da região. Somente no ano passado, Louveira rece­beu aproximadamente 240 mil turistas. Para este ano, a marca deve ultrapassar os 270 mil e a perspectiva para 2020 é superar os 300 mil visitantes. O acesso é fácil, visto que o município é cortado pela Ro­dovia Anhanguera (SP-330). Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econô­mico do município, as atra­ções turísticas da cidade em 2020 devem ter um aumento de 25% relação a 2019.

prévio e uma linda trilha eco­lógica, frequentada por ciclistas que buscam a paisagem rural.

Restaurante Comida de Sítio
Nada melhor do que almo­çar em um lugar muito agradá­vel, com uma comida deliciosa feita no fogão à lenha pela sim­pática Vera Daroz. Descenden­te de uma das famílias mais tradicionais da cidade, a Dona Vera cuida com muito carinho da propriedade e do restauran­te. O visitante poderá comer à vontade pratos das culinárias mineira e italiana. Além do restaurante, o turista poderá visitar os pomares de frutas como os de uva, caqui, pêssego, ameixa, goiaba e morango. O Comida de Sítio também ofe­rece serviços de café da manhã e agendamento para eventos.

Restaurante e Fazenda Luiz Gonzaga
Outra boa opção para al­moçar em um ambiente hos­pitaleiro, onde há a opção de comer ao ar livre aproveitando a paisagem rural, é a fazenda Luiz Gonzaga. Com um cardá­pio variado, o restaurante ofe­rece refeições com ingredien­tes orgânicos, produzidos na propriedade. Nada de chegar com hora marcada – a ideia do local é o “slow food”: aprovei­tar o momento com a família ou amigos, enquanto os pratos personalizados são feitos.

Todos são recebidos pela proprietária Dalva Anna, carinhosamente conhecida como Vovó Anna. Depois da refeição, ela leva os visitantes para conhecer a fazenda, que ainda conserva alguns traços arquitetônicos da época da escravidão. Além do alambi­que, o lugar conta com um empório, onde são vendidas as cachaças temperadas e vá­rias opções de doces e com­potas feitas por ela.

Casa San Fior
A Casa San Fior é pratica­mente uma parada obrigató­ria. O espaço preserva a tra­dição da família Pagotti, que veio da Itália em 1903 e está no mesmo lugar desde então. Embora seja a mais urbana das atrações turísticas de Lou­veira, o local oferece a venda de vinhos artesanais, frutas fresquinhas e geleias, onde os visitantes podem provar essas delícias ouvindo as divertidas histórias do proprietário Nel­son Pagotti. São 73 anos de­dicados à produção de vinho, resguardando a tradição fami­liar. O local produz o suco da uva niágara, único na região, e o famoso vinagre de caqui. Também são vendidas frutas, doces e geleias produzidas pela família e a exclusiva ge­leia de pimenta com uva, ape­lidada de “piúva”.

Cose Dell’Abadia e Cantina do Aldo
Para encerrar o dia, nada melhor do que uma visita ao bairro da Abadia, fundado por descendentes italianos da família Biazzi. Em um am­biente caseiro, os irmãos Mar­co Antônio e Aldo Biazzi res­gatam um pouco das origens italianas, principalmente na parte culinária.

Marco Antônio cuida da Cose Dell’Abadia, um local agradável onde os visitantes po­dem comprar produtos como pães, doces e geleias, além de frutas frescas e dos tradicionais vinho e sucos de uva. “Os tu­ristas procuram produtos sem conservantes e com aquele to­que italiano”, explica.

Na casa ao lado, a Cantina do Aldo oferece um cardá­pio com o que há de melhor na culinária italiana, em um ambiente familiar e acolhe­dor. A cantina conta com as tradicionais massas e delicio­sas panquecas, sempre com aquele molho caseiro. Aldo conta que sempre se dedicou ao plantio da uva, isso até abrir o restaurante. Experi­mente as deliciosas massas caseiras, o saboroso frango à parmegiana e, de sobremesa, coma a panqueca de uva, re­ceita exclusiva.

Festa da Uva de Louveira
De 30 de novembro a 15 de dezembro, Louveira vai re­ceber a 52ª edição da Festa da Uva, com shows de mais de 20 bandas e artistas, exposição e leilão de frutas, apresentações circenses, atrações infantis, baile da melhor idade, mini shopping de artesanato e uma praça de alimentação.

Serviço
Mais informações: (19) 97167-6955 e www.festadauvadelouvei­ra.com.br

Postagens relacionadas

Dom Moacir Silva presidirá missa de corpo presente do padre Chico nesta segunda

Redação 2

Falta de energia afeta 16 unidades do Daerp

Redação 1

Homem é preso durante operação contra pedofilia cibernética em Serrana

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com