O Maracatu Baque Mulher fará um show gratuito em Ribeirão Preto. Será neste domingo, 24 de novembro, às 16 horas, na Área de Convivência do Sesc, com acesso livre para o público de todas das idades. Com anos e anos de luta para dar continuidade aos trabalhos sociais da Nação de Maracatu Encanto do Pina, Mestra Joana foi se tornando inspiração para outras mulheres que buscavam se empoderar afim de superar várias amarras em suas comunidades, dentro dos mais diversos contextos.
Trazendo discussões acerca do papel da mulher dentro do maracatu de baque virado e de como o movimento poderia potencializar mulheres participantes e também moradoras das comunidades e entornos, Mestra Joana idealizou e concretizou, em 2008, o Maracatu Baque Mulher, grupo composto somente por mulheres que cantam, dançam e tocam loas (canções) próprias, compostas enquanto instrumento de expressão feminina, luta e resistência pelos direitos das mulheres.
Através do movimento, Mestra Joana manifesta com o grupo a importância de se refletir sobre todos os tipos de violência contra a mulher, seja psicológica, verbal ou corporal, sobre o racismo contra a mulher negra, sobre a valorização das matriarcas nas tradições da religião de matriz africana e indígena, sobre o poder feminino e o legado das mulheres mais velhas que lutaram por direitos básicos que hoje beneficiam a todas e, ainda, sobre o papel da mulher nas manifestações culturais.
Desde então, mulheres componentes dessa nação e de grupos filiados de outros estados, tem se identificado com a proposta somando forças ao movimento que hoje conta com mais de 200 batuqueiras, sendo que a maioria se concentra em Recife, Pernambuco, mas outras tantas se encontram difundidas por todo o Brasil. Por isso, acredita-se que cada vez mais o grupo Baque Mulher tem ampliado sua rede de intervenção, se tornando um movimento social de alcance nacional e que tem suas ações realizadas em cidades do norte ao sul do país.
Em 2016, o Baque Mulher Ribeirão Preto surgiu como um braço desse importante movimento criado em Recife, através de um coletivo aberto para promover o acolhimento feminino através do maracatu como forma de manifestação cultural. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.