Tribuna Ribeirão
Cultura

Baque Mulher faz show gratuito

O Maracatu Baque Mu­lher fará um show gratuito em Ribeirão Preto. Será neste domingo, 24 de novembro, às 16 horas, na Área de Convi­vência do Sesc, com acesso livre para o público de todas das idades. Com anos e anos de luta para dar continuidade aos trabalhos sociais da Na­ção de Maracatu Encanto do Pina, Mestra Joana foi se tor­nando inspiração para outras mulheres que buscavam se empoderar afim de superar várias amarras em suas co­munidades, dentro dos mais diversos contextos.

Trazendo discussões acer­ca do papel da mulher dentro do maracatu de baque virado e de como o movimento po­deria potencializar mulheres participantes e também mo­radoras das comunidades e entornos, Mestra Joana idea­lizou e concretizou, em 2008, o Maracatu Baque Mulher, grupo composto somente por mulheres que cantam, dan­çam e tocam loas (canções) próprias, compostas enquan­to instrumento de expressão feminina, luta e resistência pelos direitos das mulheres.

Através do movimento, Mestra Joana manifesta com o grupo a importância de se refletir sobre todos os tipos de violência contra a mulher, seja psicológica, verbal ou corporal, sobre o racismo contra a mulher ne­gra, sobre a valorização das matriarcas nas tradições da religião de matriz africana e indígena, sobre o poder fe­minino e o legado das mulhe­res mais velhas que lutaram por direitos básicos que hoje beneficiam a todas e, ain­da, sobre o papel da mulher nas manifestações culturais.

Desde então, mulheres componentes dessa nação e de grupos filiados de outros estados, tem se identificado com a proposta somando forças ao movimento que hoje conta com mais de 200 batuqueiras, sendo que a maioria se concentra em Re­cife, Pernambuco, mas outras tantas se encontram difun­didas por todo o Brasil. Por isso, acredita-se que cada vez mais o grupo Baque Mulher tem ampliado sua rede de in­tervenção, se tornando um movimento social de alcan­ce nacional e que tem suas ações realizadas em cidades do norte ao sul do país.

Em 2016, o Baque Mulher Ribeirão Preto surgiu como um braço desse importante movimento criado em Re­cife, através de um coletivo aberto para promover o aco­lhimento feminino através do maracatu como forma de manifestação cultural. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Ti­biriça nº 50, na região central de Ribeirão Preto – entre a avenida Doutor Francisco Junqueira e a rua Visconde do Rio Branco. Mais infor­mações pelo telefone (16) 3977-4477.

Postagens relacionadas

Artista de RP terá 2 obras na BINaïf

Redação 1

Festival Música que Transforma integra projetos sociais musicais

William Teodoro

Leonardo DiCaprio faz tuíte apoiando a campanha ‘Defund Bolsonaro’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com