O Dia da Consciência Negra traz um marco histórico para todos os negros brasileiros que lutam até hoje por igualdade social. Em comemoração a esta importante data, o Novo Shopping, Cine Foto Clube Ribeirão Preto e a Corpo 12 Editora reúnem diversas fotografias, de oito profissionais, na “Expo Consciência Negra”, que começou nesta quarta-feira, 20 de novembro, no corredor próximo a Kalunga, no centro de compras.
Com apoio da União e Negros pela Igualdade (Unegro), as imagens apresentadas na exposição trazem expressões artísticas dos fotógrafos Carlos Abatepaulo, Ederaldo Veronese, Henrique Ravasi, Herenilton Oliveira, Ibraim Leão, José Luiz Filho, Mariana Mestriner e Renato Castanhari Jr. e mostram um pouco mais do dia a dia de pessoas negras, seja no trabalho, na música ou na arte.
O Cine Foto Clube Ribeirão Preto foi fundado em 1950, sendo um dos mais antigos do Brasil, e reúne variados perfis entre seus membros, como empresários, dentistas, publicitários, escritores, médicos, mas todos com um elemento comum: o amor pela fotografia. O clube já teve entre seus associados expoentes da cultura e das artes plásticas da cidade, como Bassano Vaccarini, Francisco Amêndola e Ângelo Mestriner.
Para Márcio Almeida, gerente de marketing do Novo Shopping, a mostra chega ao shopping com o propósito de reflexão. “É importante refletir sobre esta data, pois o negro luta diariamente contra a discriminação racial e a desigualdade social”, comenta.
A “Expo Consciência Negra” permanecerá aberta à visitação gratuita ao público até 10 de dezembro, durante o horário normal de funcionamento do centro de compras, de segunda-feira a sábado das dez às 22 horas e aos domingos, das 14 às 22 horas. Fica na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, no bairro da Ribeirânia, Zona Leste. Mais informações pelo telefone (16) 3603-2400, no site www.novoshopping. com.br, no Twitter (www.twitter.com/NovoShopping) e no Facebook (facebook.com/NovoShopping).