Tribuna Ribeirão
Cultura

Osrp apresenta missa de Mozart

O projeto “Concerto nas Igrejas” já tem duas apresenta­ções agendadas para este mês na cidade. Nesta quarta-feira, 13 de novembro, sob a regên­cia do maestro Reginaldo Nas­cimento, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp) esta­rá na Paróquia Santo Antônio de Pádua, a popular Igreja Santo Antônio, na rua Paraíba nº 747, nos Campos Elíseos, Zona Norte, às 20 horas. No programa, a obra “Missa em dó menor – KV 427”, de Wol­fgang Amadeus Mozart (1756- 1791). A entrada é gratuita e o local tem capacidade para aco­modar 300 pessoas.

O austríaco Wolfgang Ama­deus Mozart tem mais de 600 obras publicadas, uma referên­cia da música sinfônica, con­certos, óperas, para piano e de câmara. É um dos compositores do período clássico mais famo­so de todos os tempos, autor de “Réquiem”, “As bodas de Fígaro”, “A Flauta Mágica”, “Don Gio­vanni”, entre outras.

A “Missa em dó menor”, tam­bém conhecida como “Grande missa em dó menor”, é a maior de todas as litúrgicas compostas pelo gênio austríaco. Foi apresen­tada pela primeira vez em 1783 na igreja São Pedro, em Salzburgo. Trata-se de uma obra inacabada. Mozart deixou rascunhos, mas não completou o trabalho.

A grandiosidade desta missa se deve não somente à sua exten­são, mas no corpo musical que in­clui coro duplo e solistas, além da orquestra. “É uma obra realmente grandiosa, que exige muita técnica da orquestra e cantores, e é uma viagem à virtuosidade de Mozart no mundo das composições sa­cras”, comenta o maestro titular da Osrp, Reginaldo Nascimento.

O concerto terá participação dos solistas Janaina Lemos (so­prano), Anita Furlan (soprano), Pedro Coelho (tenor) e Luis Felipe Sousa (baixo) que também inte­gram o coro ao lado de Mariana Cunha e Flávia Gattás (sopranos), Felipe Rissatti e Vitória Coimbra (altos), Vinícius Simião (tenor) e Gianlucca Braghin (baixo).

Händel
No dia 27 de novembro, tam­bém uma quarta-feira, às oito ho­ras da noite, será a vez da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na rua Mathias Gonçalves nº 400, no Jar­dim Presidente Dutra, na Zona Norte. A Orquestra Sinfônica vai executar o oratório “O Messias (Messiah) – HWV 56”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759). A entrada é gratuita e o local tem capacidade para acomodar 300 pessoas. O alemão George Händel compôs óperas, orató­rios e instrumentais. São 1.741 trabalhos e “Messiah” é seu mais famoso oratório.

A Orquestra Sinfônica tem cerca de 45 músicos e é man­tida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados. Oficialmente, foi fundada por Max Bartsch e fez sua primeira apresentação em 1938. Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvol­vendo importantes projetos que difundem a música erudita, rea­firmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. Já se apre­sentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tem sido o Theatro Pedro II, no coração de Ribeirão Preto.

Conta com violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flautas, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, trombone baixo, tuba, tímpano e percussão. O maestro titular é Reginaldo Nascimento. Desde 29 de maio, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é patrimônio cultural ima­terial da cidade. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos (maestros e músicos conversam com o público) diri­gidos a crianças e jovens.

Já são mais de 1.550 concertos oficiais realizados. Em março de 2019, anunciou seu reposiciona­mento e adotou o nome de Or­questra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da Região Metropo­litana – a mudança ainda não é oficial porque envolve trâmites burocráticos para o recebimento de verbas públicas. Possui vários projetos, entre eles o “Tocando a Vida”, “Ensaio Aberto”, “Música Solidária”, “Concerto nas Igre­jas”, “Ciranda Sinfônica” e a série “Concertos Especiais”, além das mensais já citadas.

Postagens relacionadas

Música colonial é tema de concerto 

William Teodoro

Madonna gravou com Katy Perry e foi fotografada passeando por NY antes de ser internada

William Teodoro

Grupo XIX traz ‘Hysteria’ a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com