Tribuna Ribeirão
Esportes

Debaixo de chuva, Guto Figueiredo vence em Curitiba

SAMPAFOTOS/DIVULGAÇÃO

Apostando em uma prova técnica, calculada e enfren­tando muita chuva, o piloto de motovelocidade Guto Figuei­redo venceu neste domingo (10) a oitava e penúltima etapa do SuperBike Brasil, categoria STK 1000, e diminuiu a dife­rença para o primeiro colocado da classificação geral. A prova foi realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, no traçado do Circuito Raul Bo­esel, em Pinhais, município da Região Metropolitana de Curi­tiba. Essa foi a quinta vitória de Guto na temporada 2019.

Embora tenha garantido o primeiro lugar, os treinos não ocorreram como Guto espera­va e o piloto teve pouco conta­to com a pista. Anteriormente, a única vez que havia corrido no autódromo curitibano foi em 1º de setembro, nos treinos livres e classificatórios, uma vez que a prova oficial foi can­celada por causa da chuva.

“Na quinta-feira até que começamos muito bem. Fiz o mesmo tempo de setembro do qualify e tinha boas expectati­vas”, disse Guto. Com tempo fechado, garoa, mas sem a pis­ta molhada, o ribeirão-pretano não conseguiu melhorar o de­sempenho. “O tempo não veio. Foi um final de semana muito difícil. Os mecânicos trabalha­ram e ajustaram a moto, mas eu não conseguia andar rápi­do”, salienta. “Nos minutos fi­nais do último qualifing de sá­bado deu uma melhorada, mas faltava algo”, contou o piloto.

Uma forte chuva caiu em Curitiba na madrugada de domingo e mudou todo o cenário. “Eu geralmente não faço o warm up [voltas de aquecimento], mas por conta da chuva fui para a pista. No começo não senti confiável, mas ao final, com o setup de chuva bem acertado me senti bem melhor”.

Os ajustes na moto deram resultados. Nas primeiras vol­tas Guto, que largou em 14º, fez várias ultrapassagens. De­pois fez uma prova técnica. “Eu cheguei rápido no meu adversário, logo nas primeiras voltas. Estava com um bom ritmo, mais rápido, e optei por fazer uma corrida técnica para entender as reações da moto, uma vez que não tenho expe­riência com pista molhada. Mas esperei e fui analisando os pontos de ultrapassagem. Na última volta eu acelerei para a ultrapassagem e cruzar a linha de chegada. Foi uma alegria imensa vencer em Curitiba, com todas essas condições. Essa vitória é dedicada a todos os mecânicos que não me­diram esforços para deixar a moto competitiva”, afirmou.

Guto Figueiredo ocupa a segunda colocação da catego­ria e, das oito etapas disputa­das, não participou de apenas uma, por motivos técnicos. Até agora foram cinco pri­meiros lugares, um quarto lugar, dois terceiros lugares e um segundo (em duas etapas aconteceram rodada dupla).

Postagens relacionadas

Antes do dérbi, Dudu vê triunfos em clássicos como prova da força do Palmeiras

William Teodoro

‘Espero dar muitas alegrias ao torcedor’, afirma Christopher, reforço do Comercial

William Teodoro

Edina Alves será única juíza de campo do Brasil na Olimpíada de Tóquio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com